João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.18ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.9211
Dólar 5.4754
Peso 0.006
Yuan 0.7533
Cinesolar: Cinema itinerante chega à João Pessoa e Campina Grande através de energia renovável
20/01/2022 / 11:50
Compartilhe:

Já imaginou uma van que percorre o Brasil inteiro levando a sétima arte para população através de energia renovável? Esse projeto existe desde 2013 e se chama “Cinesolar”. A iniciativa chega à Paraíba nos próximos dias 23 e 24, com exibição gratuita de filmes em Campina Grande e João Pessoa.

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do país que utiliza energia limpa e renovável para democratizar a cultura, por meio de duas sprinters equipadas com placas solares e um sistema conversor de energia que oferece autonomia para cerca de 20 horas de atividades.

Em Campina Grande, o evento acontece no domingo (23), na praça Jornalista Evandro Barros ou, em caso de chuvas, no Projeto Social Batalha do Pedregal. Além da sessão com curtas-metragens às 18h, haverá exibição do longa “Rio”, às 19h.

Já em João Pessoa, as exibições acontecerão na segunda-feira (24), na Escola Viva Olho do Tempo, no bairro de Gramame. Às 18h haverá uma sessão com curtas brasileiros e às 19h o público poderá assistir ao filme “Mogli – O Menino Lobo”.

Além das sessões de cinema, em João Pessoa o projeto realiza a Oficinema Solar, uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Um filme será produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para comunidade local.

O Cinesolar na Paraíba é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Votorantim e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, diz Flavio Suchek, diretor de Novos Negócios e Empréstimos do Banco Votorantim.