João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.86ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5563
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7183
CMJP aprova organização básica dos órgãos da Administração Municipal
13/04/2021 / 14:16
Compartilhe:

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta terça-feira (13), uma Medida Provisória (MP) que estabelece a organização básica dos órgãos da Administração Municipal. Também foram aprovados um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) e três Projetos de Lei (PLs) sobre denominação de ruas. Os parlamentares ainda mantiveram dois Vetos do Executivo Municipal e derrubaram um.

A MP 2/2021 aprovada estabelece a organização básica dos órgãos da Administração Municipal. Entre outras modificações, as secretarias de Finanças e Receita serão transformadas em Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

A Medida Provisória ainda modifica a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes/JP) e cria a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; promove a fusão da Secretarias Executivas Municipais da Transparência Públicas e da Ouvidoria Geral e criação da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp); fusão da Secretaria de Articulação Política e da Chefia de Gabinete, da transformação da Secretaria de Acompanhamento Governamental em Coordenadoria Especial de Representação em Brasília, criando a Secretaria de Gestão Governamental (Segeg).

A MP também modifica e altera vinculação do Orçamento Participativo e reestrutura o quadro de pessoal da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Secretaria de Juventude Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

O Veto 6/2021 derrubado efetiva o Projeto de Lei 1686/2021, do Executivo Municipal, que cria Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), nos bairros de Miramar, Expedicionários, Tambauzinho, Portal do Sol e Aeroclube. O projeto inicial do Executivo criava as Zeis apenas nos três primeiros bairros e os parlamentares acrescentaram os dois últimos, o que levou ao veto parcial que foi rejeitado em plenário, nesta votação.

Também foi aprovado o PDL 1/2021, de autoria do vereador Guga (Pros) concedendo o Diploma Cidade de João Pessoa ao superintendente da Empresa Especial Municipal de Limpeza Urbana José Ricardo Veloso.