23.3 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
8.5 C
Brasília

Com a participação do setor privado dá para acelerar a vacinação, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avaliou como positiva a participação da iniciativa privada no processo da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

LUCIANO NAGEL

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avaliou como positiva a participação da iniciativa privada no processo da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Leia Também

”Se houver apoio da iniciativa privada na compra de vacinas, melhor, pois teremos capacidade de acelerar essa vacinação. A questão hoje é impulsionar essa campanha o mais rápido possível nos próximos três meses. Já no segundo semestre teremos perspectivas de doses mais regulares”, afirmou Queiroga na tarde desta quinta-feira (8), durante a sua primeira visita como ministro ao Rio Grande do Sul.

O estado enfrenta lotação de UTIs e alta de mortes da Covid-19. Na ocasião, o cardiologista conheceu os 55 novos leitos do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, disponibilizados para pacientes com Covid-19.

Apesar do elogio à participação da iniciativa privada, o o ministro disse que não iria se pronunciar sobre as decisões do Congresso Nacional em relação à votação que afrouxa as condições para a iniciativa privada comprar vacinas contra a Covid. ”Lei é lei e deve ser cumprida. As decisões do Congresso Nacional são convertidas em legislação e temos que cumprir”, disse Queiroga.

Sobre a falta de oxigênio para pacientes com Covid-19, o ministro afirmou que o governo federal tem trabalhado na logística de distribuição do insumo para os hospitais que atendem os enfermos que contraíram o vírus.

Gestores de saúde de ao menos 1.068 municípios relataram preocupação sobre o estoque de cilindros de oxigênio e até mesmo risco de desabastecimento nos próximos dias, segundo balanço do Conasems (conselho que reúne secretários municipais de Saúde) obtido e publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.

”Nós vivemos o pior momento dessa pandemia. Muitas pessoas precisam de intubação e de oxigênio e têm sido atendidas”, afirmou Queiroga.

A logística brasileira, segundo o ministro, tem apresentado eficiência com caminhões e aviões para realizar o transporte. “Este não é um problema somente do Brasil. A Califórnia [nos Estados Unidos] teve muito problema no suprimento de oxigênio. Ontem mesmo recebemos concentradores de oxigênio de uma empresa privada e agora é momento de união no país e não ficar falando de furar a fila.”

Em Campos dos Goytacazes (RJ), já há pacientes compartilhando cilindros de oxigênio e respiradores, devido ao excesso de demanda provocado pela Covid-19. No final de março, o Ministério Público Federal (MPF) pediu providências urgentes ao Ministério da Economia contra o desabastecimento de oxigênio no Brasil.

O documento aponta que os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte estão em situação crítica devido à falta de insumos. Também já houve casos em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#