28.1 C
João Pessoa
22.9 C
Campina Grande
23.5 C
Brasília

Com alta no preço do chocolate, ovos menores e bombons devem salvar a Páscoa

A expectativa de parte do setor de vendas é positiva neste ano, mesmo com a pandemia do coronavírus

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O chocolate teve um aumento de 6% nos últimos 12 meses terminados em fevereiro, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta ficou acima da inflação do período, que foi de 5,20%.

A elevação impacta no preço dos tradicionais ovos de Páscoa, mas, apesar disso, a expectativa de parte do setor de vendas é positiva neste ano, mesmo com a pandemia de coronavírus. Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo aponta que o varejo paulista espera crescer 5%, quando comparado ao ano passado.

Leia Também

Os números são próximos aos 5,5% de elevação, já descontada inflação, esperados para as vendas nos supermercados, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados). “Em comparação ao ano passado, os supermercados esperam vender até 15% a mais. Embora seja uma previsão otimista, o mesmo período em 2020 trouxe uma queda de aproximadamente 35%”, diz Maurício Stainoff, presidente da federação.

No levantamento da Apas, os ovos estão ainda mais caros, com inflação de inflação de 7%, levando-se em conta custos da produção, que depende dos preços de cacau, leite, energia elétrica, mão de obra e açúcar, além, é claro, do valor agregado.

Com isso, a aposta é nas barras de chocolate e caixas bombons, que, apesar de subirem 4,35%, ficaram abaixo da inflação dos últimos 12 meses. “Estamos esperando um consumo menor, porém com gastos maiores. A cesta vai ser mais selecionada e vamos ter barras de chocolate, caixas de bombom e ovos de Páscoa entre os escolhidos”, diz Thiago Berka, economista da Apas.

Pesquisa da associação destaca uma diminuição de encomendas os ovos de chocolate acima de 750 kg e 1 kg, mas aumento nos pedidos de ovos menores, de até 170 gramas, e de barras e caixas de chocolate.

Vendas online devem ancorar negócios As expectativas também giram em torno das vendas online. “Quando houver a possibilidade, as pessoas comprarão os chocolates presencialmente, mas as vendas deste item serão mais impulsionadas pelo e-commerce”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
A opinião do economista é reforçada por Stainoff. “As vendas no ambiente digital e o delivery estão mais presentes na vida das pessoas. Essa nova forma de comprar, vender e entregar privilegia as empresas mais organizadas”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde morava em Cabedelo. A informação...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#