João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 30.68ºC
IBOVESPA 125894.04
Euro 5.4435
Dólar 5.1203
Peso 0.0059
Yuan 0.7075
Conheça agora 10 vantagens surpreendentes sobre o uso do etanol que vão te fazer aderir ao uso desse combustível.  
08/09/2020 / 18:00
Compartilhe:

O etanol é um combustível ecológico e alternativo que pode ser obtido através do processamento e fermentação da cana-de-açúcar. As diversas vantagens do uso de etanol para automóveis vêm sendo levantadas há anos no Brasil. Além dos benefícios para o meio ambiente, o etanol tem um preço mais em conta e contribui para a longevidade dos motores que são adaptados. Veja seus principais diferenciais em relação a gasolina, por exemplo. 

Polui menos e contribui para boa qualidade do ar

 

O etanol polui menos porque sua queima resulta em menos gases nocivos na atmosfera em comparação ao diesel e a gasolina. A redução de poluentes contribui para a boa qualidade do ar. Neste momento de pandemia que estamos enfrentando, a Covid-19 é uma doença que ataca as vias respiratórias. A boa qualidade do ar é necessária para o bem-estar e sobrevivência das pessoas acometidas pelo coronavírus. Essa conclusão foi obtida por uma pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, divulgada em julho. 

 

É mais barato que gasolina

 

Além de ser um combustível ecológico menos poluente, o etanol é relativamente mais barato que a gasolina ou diesel. Inclusive, neste mês de agosto, as usinas de cana-de-açúcar dão início a produção da safra 2020-2021. Por conta do aumento expressivo na precipitação pluviométrica nos últimos meses, deveremos ter maior produtividade de cana e consequentemente uma elevação também na produção de etanol. 

 

Etanol tem produção simples

 

O álcool oriundo da cana-de-açúcar tem a produção mais simples e barata do que a de combustíveis fósseis. 

 

Contribui para a longevidade do motor

 

O etanol de boa qualidade tem propriedades solventes. Seu uso frequente auxilia a manter limpos os bicos injetores do motor, o que contribui para uma maior durabilidade dos veículos com o motor adaptado ao combustível. 

 

Aumenta a eficácia  da gasolina

 

A mistura de 27% de etanol a gasolina ajuda a aumentar a eficiência do combustível. Isso porque o álcool eleva o poder antidetonante da gasolina, tornando-a assim mais segura para o motor e reduzindo a emissão de gases nocivos na atmosfera.

 

Consumir etanol é apoiar a indústria brasileira 

 

O petróleo é um recurso escasso, por isso há boas expectativas para o etanol em escala mundial. O governo federal incentiva o desenvolvimento desta tecnologia, que é genuinamente brasileira, desde 1975. A escolha pelo etanol também representa o apoio à indústria brasileira.

 

Ajuda a economia paraibana 

 

O setor sucroenergético, do qual o etanol faz parte, também tem alta representatividade e importância econômica para a Paraíba, pois é responsável por 44% do Produto Interno Bruto (PIB). A arrecadação atual do estado com combustíveis é de 22%, e 5% deste percentual é proveniente do etanol.

 

Etanol é renovável

 

Como já destacamos, o etanol é feito a partir da fermentação do açúcar. Sua matéria-prima podem ser vegetais como a cana ou milho. Esses materiais são totalmente renováveis, o quer dizer que não se esgotam facilmente na natureza, pois precisam apenas de área para cultivo e terra férteis.  O que não acontece com combustíveis fósseis, que são derivados do petróleo.

 

Não polui a água e o solo

 

Além de não poluir a atmosfera, o etanol também não polui a água e o solo. O álcool é solúvel em água e evapora no ambiente. Em casos de acidentes ou vazamentos o combustível não irá contaminar a água ou o solo onde foi derramado.

 

A produção de etanol gera outras fontes de energia

 

Os substratos da cana-de-açúcar, como o bagaço e a palha, geram outras fontes de energia. Esse materiais possuem a propriedade de bioeletricidade e podem se transformar em energia térmica, mecânica e elétrica. A própria energia gerada dessas fontes é usada no funcionando da usina, promovendo um elevado nível de auto sustentabilidade nesses ambientes. Além disso, o excedente pode ser vendido para o sistema elétrico, o que traz uma alternativa ao uso da energia hidráulica, que causa grandes impactos ambientais.