A vacinação de crianças a partir dos 3 anos começou nesta quinta-feira (21) em João Pessoa, porém, apenas cerca de 30% das vagas disponíveis para agendamento nas Policlínicas da cidade foram preenchidas. A informação é do chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, que conversou com o ClickPB na manhã desta quinta.
Fernando afirma que o público de 3 a 4 anos na cidade é de 22 mil crianças, mas a adesão ainda é baixa. Neste primeiro dia de imunização, o local que teve mais agendamento foi o Mangabeira Shopping, mas ainda com uma procura incipiente.
Crianças de 3 a 5 anos devem ser imunizadas com a Coronavac, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até então, a imunização contra Covid-19 só podia ser feita a partir de 5 anos.
O chefe de imunização da cidade afirma que a vacina é segura e essencial para garantir a saúde da população. Ele ressalta, ainda, que sua é eficácia de 96% de sucesso no combate das formas mais graves do vírus.
“Deixem de acreditar em notícias falsas. É uma vacina extremamente segura, não tem exemplos de reações graves com essa vacina”, disse.
Fernando lembra também para os pais procurarem também atualizar o cartão vacinal das crianças em relação às outras vacinas também disponíveis na rede pública.
Os agendamentos em João Pessoa são necessários somente para as crianças com idades de 4 anos que precisam tomar a primeira dose do imunizante.
O agendamento pode ser feito através do aplicativo Vacina JP ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, a partir das 19h.
A vacinação também está sendo ampliada para crianças a partir de 3 anos com comorbidades ou deficiência. Para estas não será preciso agendar, sobretudo precisa a comprovação através de documentos (laudo ou carteira), que esteja inserida nesse grupo prioritário.
Para este novo grupo, as vacinas poderão ser agendadas nas Policlínicas do Cristo, das Praias, Mandacaru e Mangabeira, além do Shopping Mangabeira. No momento da vacinação é necessário apresentar o cartão de vacina da criança e o comprovante de residência.