25.1 C
João Pessoa

COVID-19: Paraíba começa a aplicar vacina em crianças entre 3 e 4 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta os municípios a iniciarem a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças entre 3 e 4 anos. A Paraíba segue a nota técnica do Ministério da Saúde e recomenda a vacinação desse público de maneira gradual, se os municípios tiverem o imunizante em estoque para a primeira e a segunda dose no intervalo de 28 dias.

A decisão veio após o parecer favorável da Anvisa, no dia 13 de julho, aprovando a aplicação para uso emergencial da Coronavac em crianças entre 3 e 5 anos. Para a operacionalização na Paraíba, a SES recomenda que o imunizante seja destinado, inicialmente, somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas, seguindo as faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

Leia Também

De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o Estado dispõe de mil doses de Coronavac na rede e o público é de 114 mil crianças entre 3 e 4 anos. “A orientação é que os municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde”, pontua.

A secretária reforça que em agosto será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação, e que a administração concomitante de vacinas é uma importante estratégia por contribuir para uma menor perda de oportunidade vacinal e consequentemente para melhores coberturas para as vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação. Desta forma, o Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante de vacinas contra a Covid-19 com as demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 3 anos de idade ou mais.

No próximo dia 30 de julho, haverá um Dia D de vacinação para atualização da caderneta vacinal para todas as idades, de todas as vacinas. A mobilização irá se repetir nos dias 27 de agosto e 24 de setembro.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#