23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
15.5 C
Brasília

CRM-PB visita hospital de Monteiro e constata que UTI ainda não está funcionando

Unidade possui seis leitos com respiradores, mas ainda faltam outros equipamentos e contratação de profissionais para poder receber pacientes

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) visitou o Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro, no Cariri paraibano, e constatou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local, inaugurada em 2013, ainda não está em funcionamento. A unidade possui seis leitos com respiradores, no entanto, falta a aquisição de outros equipamentos e a contratação de profissionais.

O Cariri paraibano, com 17 municípios, não possui nenhum hospital com UTI e a cidade de Monteiro, a maior da região, a 300 km de João Pessoa, já registrou 2.269 casos de infecção pelo novo coronavírus e 25 óbitos decorrentes da doença.

Leia Também

No ano passado, o CRM-PB esteve duas vezes no hospital (abril e junho), visitando os médicos e conhecendo as condições de atendimento. “Nas visitas do programa Médicos Contra o Coronavírus identificamos este problema da UTI, que estava praticamente pronta para receber pacientes, no entanto, estava parada. Encaminhamos nosso relatório à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério Público”, afirma o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques.

O conselheiro Bruno Leandro de Souza, que também participou das visitas a Monteiro, acrescenta que também em 2020, em reunião na Assembleia Legislativa da Paraíba, o problema da UTI do hospital foi discutido e foi solicitada a inclusão de verba no orçamento de 2021 para contratação de pessoal e reestruturação final da unidade. “Atualmente, a unidade existe como estrutura física, mas não funciona como UTI. Tem recebido pacientes com casos respiratórios graves que precisam ficar em observação, monitorados e que aguardam transferência para os hospitais de Campina Grande”, disse o conselheiro.

Foto/Divulgação

Na visita desta quinta-feira (18) também foi observado que o hospital dispõe de quantitativo suficiente de EPIs, medicamentos, conta com escala médica completa e diretor técnico constituído. Na unidade, há separação de pacientes covid e não covid e local específico para que os pacientes aguardem a transferência. “O funcionamento da UTI no momento atual seria importante para receber pacientes com a covid-19, mas seria também um legado para a região para prestar assistência a pacientes com outras enfermidades”, completou Bruno Leandro.

A ação faz parte da campanha do CRM-PB “Médicos Contra o Coronavírus”, que está percorrendo vários municípios do Estado para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Desde abril do ano passado já foram visitadas mais de 100 unidades de saúde, percorrendo mais de 20 mil km do estado da Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#