João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.88ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.3598
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.6946
CUIDADOS COM A SAÚDE: programa F5online terá quadro semanal com psicólogos
12/05/2022 / 16:57
Compartilhe:

A partir de agora o programa F5online terá semanalmente a participação de psicólogos para conversar sobre saúde mental, tema recorrente durante e após a pandemia. Todas as quintas-feiras, os psicólogos Rhullyo Bernardo e Gláucia Fábia Ferreira estarão nos estúdios da rádio Pop FM 89,3 para debater, passar dicas e ser um canal dos ouvintes para tirar dúvidas.

A psicóloga Gláucia Fábia afirmou que uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que o Brasil já é o país mais ansioso do mundo. “E depois dessa pandemia os casos aumentaram muito, decorrente da preocupação com o coronavírus e também pela questão socioeconômica”, explicou.

Os dois especialistas revelaram que há um aumento na procura de pessoas por acompanhamento para cuidar da saúde mental. Um estudo apontou um crescimento de 25% nos casos de depressão e ansiedade, segundo informaram.

Rhullyo explicou que ansiedade é uma resposta normal do organismo, mas que as pessoas devem atentar para os excessos, como muito apetite, preocupações demasiadas, sono irregular. “Aí o organismo já está dando sinais de que não está bem e que precisa voltar ao seu estado normal”, explicou.

DICAS

Mas há um refrigério em torno disso tudo. Eles deram dicas que podem tirar as pessoas desse estado. Atividade física, sono regular e alimentação equilibrada podem proporcionar o que muitos acreditam que só poderiam conseguir através de medicamentos. “Um estudo que eu considero muito importante, mostra que uma atividade bem feita faz o trabalho de um ansiolítico”, disse Rhullyo.

Ele ainda revelou uma regra para conter a ansiedade que prega aos seus pacientes quando das sessões no seu consultório. “Mantenham 20% dos seus pensamentos no passado, 60% no presente e 20% no futuro. Muitos pensamentos passados tendem a dar um humor deprimido, e no futuro podem causar ansiedade”, afirmou.

 

Confira a entrevista completa AQUI