25.1 C
João Pessoa
23.9 C
Campina Grande
25.5 C
Brasília

Daniella Ribeiro garante recursos para ampliar acesso à internet no país

Senadora ajudou a derrubar vetos presidenciais que impediam utilizar recursos do Fust para garantir serviços de telecomunicações em zonas com baixo IDH.

A senadora Daniella Ribeiro, líder do Progressistas no Senado, votou favorável a derrubada dos vetos presidenciais ao marco regulatório do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), instituído pela Lei 14.109/2020. Por acordo entre as lideranças, foram derrubados os 12 vetos durante sessão remota do Congresso Nacional que garantem recursos do fundo para ampliar o acesso da população à Internet.

Durante os 20 anos da sua criação, o Fust, com uma reserva de quase R$ 20 bilhões, foi utilizado apenas uma vez para destinar cerca de R$ 300 mil para um programa de acessibilidade. Neste período, os recursos do Fust ajudaram manter o superávit primário e pagar as dívidas do Governo. “O percentual de utilização é muito baixo e nunca foi efetivamente voltado para fins tecnológicos”, disse a senadora.

Leia Também

O principal trecho mantido na lei do Fust pelos senadores é o que destina recursos do fundo para levar acesso a serviços de telecomunicações a regiões da zona rural ou urbana que tenham baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sem viabilidade econômica. Os recursos serão utilizados para cobrir os custos dos programas, projetos, planos, atividades, iniciativas e ações para serviços de telecomunicações, além de políticas voltadas à inovação tecnológica de serviços no meio rural, coordenada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). “A conectividade no campo é de grande interesse do setor de agronegócio, principalmente agora com a automação de máquinas e vários processos de produção”, disse a senadora.

Escolas – Outro veto derrubado com apoio da senadora Daniella Ribeiro determina que os recursos do Fust deverão ser utilizados obrigatoriamente para dotar as escolas públicas brasileiras, em especial as situadas fora da zona urbana, de acesso à internet de banda larga, em velocidades adequadas, até 2024. Os estabelecimentos de ensino que atendam pessoas com deficiência também poderão utilizar os recursos do Fust.

Os senadores decidiram ainda que deve ser mantido na lei o mecanismo de compensação para as empresas que executarem, com recursos próprios, os programas, projetos, planos, atividades, inciativas e ações aprovados pelo Conselho Gestor para a modalidade não reembolsável. A compensação será a redução, em até 50%, do valor da contribuição da empresa para o Fust.

A senadora Daniella Ribeiro lembra que havia um entrave histórico que impedia a utilização do Fust para investimentos que não fossem em telefonia fixa, hoje o único serviço de telecomunicações prestado sob a égide do regime público. O aperfeiçoamento da legislação, segundo ela, permitiu que os recursos possam ser utilizados em qualquer regime de telecomunicações, especialmente o de autorização.

A Lei 14.109/2020 é originária do Projeto de Lei 172/2020, que a senadora foi relatora, aprovado pelo Senado em novembro do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#