João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.01ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.747
Deputados aprovam política de incentivo ao uso de energia solar na Paraíba
27/04/2021 / 16:44
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Projeto de Lei 1526/2020, criando uma política que pretende incentivar o uso de energia solar na agricultura do Estado. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (27).

A proposta apresentada pelo deputado Dr. Taciano Diniz tem o objetivo de reduzir gastos com eletricidade na agricultura.

Os custos com a energia elétrica, consequentemente, elevam os valores dos produtos. Desta forma, com incentivo, regras e implantação do uso de energia fotovoltaica, o texto busca contribuir com a geração de emprego e renda, com a redução dos custos, com o aumento da produção agrícola, além de possibilitar a eletrificação de localidades distantes de redes de distribuição de energia elétrica nas zonas rurais.

“Este plano representa também a nossa preocupação com as energias renováveis, com o desenvolvimento agrícola e a sustentabilidade, contribuindo diretamente com o crescimento rural em nosso estado”, justificou o parlamentar.

Para o deputado Jeová Campos, a Paraíba precisa pautar e discutir o uso da energia fotovoltaica na agricultura do Estado, principalmente devido ao índice de insolação registrado em várias regiões da Paraíba.

“É um fonte de riqueza dada de graça e que pode melhorar a qualidade de vida do povo. É um tema moderno, climático, trata-se energia limpa e traz esperança de riqueza, pois o sol é de todos nós”, argumentou.

Calamidade

Os deputados aprovaram, ainda, o Decreto de Estado de Calamidade Pública 27/2021 para os municípios de Barra de Santa Rosa, Pirpirituba e Pitimbu, em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Agora já são 124 cidades paraibanas em situação de calamidade em 2021.