O almoço de Dia das Mães, tradicionalmente, é um momento especial para grande parte dos brasileiros. Nessa data, a família costuma se reunir em volta da mesa para colocar o assunto em dia, matar a saudade e dar boas risadas. É nessa hora também que muita gente passa dos limites e mergulha de cabeça nos pratos.
Churrasco, massas, bebidas alcoólicas e doces são itens comuns em um bom almoço de Dia das mães e, convenhamos, não é fácil abrir mão de tudo isso. Mas, será que para manter um estilo de vida saudável, realmente precisamos deixar todas essas delícias para trás?
O importante é ter equilíbrio
Para os especialista, a chave do sucesso é ter equilíbrio. Se você, que está em um processo de emagrecimento ou reeducação alimentar, se privar totalmente de comidas que lhe dão prazer, isso não será sustentável por muito tempo e pode gerar compulsões. Por outro lado, caso não tenha cuidado, pode jogar fora todo o esforço feito durante a semana.
Veja opções para o almoço de Dia das Mães
Uma boa dica é tentar incluir vegetais nessas refeições e ficar de olho nas porções que ingerimos.
Veja algumas das opções que especialistas indicam para o almoço de Dia das Mães:
Como lidar com a culpa
Mas, se por um acaso você perdeu o controle, não seguiu as dicas de nutricionistas e passou dos limites no almoço de Dia das Mães, mantenha a calma. Nada está perdido. “Respire, não se culpe e retome as boas escolhas no dia seguinte. A segunda-feira é um bom dia para mudar.
Fonte: Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom