João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.04ºC
IBOVESPA 127052.47
Euro 5.4777
Dólar 5.1086
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
Diretor da Justiça Federal na PB se reúne com procuradores na sede do MPF
22/03/2023 / 20:36
Compartilhe:

Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba receberam na manhã desta quarta-feira (22), na sede do órgão em João Pessoa, o diretor da Justiça Federal na Paraíba, juiz federal Manuel Maia.

Durante a visita institucional, o diretor do Foro conversou com membros do MPF, especialmente acerca de pautas administrativas. Na oportunidade, o procurador-chefe, José Guilherme Ferraz, mostrou as instalações do prédio da Procuradoria da República na capital, a exemplo de gabinetes, auditório e Sala de Atendimento ao Cidadão, onde diariamente pessoas são recebidas por servidores do MPF para fazer denúncias ou pedir informações.

Durante a visita, o procurador-chefe fez breve exposição ao magistrado sobre a estrutura e atribuições dos ofícios do MPF no estado, com destaque para recente aplicação do número de ofícios dedicados à tutela de interesses transindividuais, como proteção do meio ambiente, dos direitos dos povos indígenas, dos direitos sociais, combate à discriminação e ao discurso do ódio, entre outros. Ele destacou ainda a estruturação de um grupo de combate ao crime organizado para atuação estratégica no combate à macrocriminalidade. Para Guilherme Ferraz, a visita foi produtiva, já que foi possível estreitar laços institucionais entre os dois órgãos públicos, objetivando melhor prestação de serviços à sociedade.

Além de Guilherme Ferraz, participaram do encontro os seguintes procuradores e procuradoras: Sérgio Rodrigo, José Godoy, Renan Félix, Victor Veggi, Bruno Galvão, Acácia Suassuna e Janaina Andrade. O secretário estadual do MPF, João Monteiro de Lima Netto, também participou do encontro.

Magistradas – Na quarta-feira passada, as juízas Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega e Cristiane Mendonça Lage também realizaram visita institucional ao MPF na capital. As magistradas discorreram sobre incremento da atuação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na Seção Judiciária da Paraíba, visando obter conciliações em demandas perante a Justiça Federal local. Discorreram ainda sobre projeto de implantação de técnicas de Justiça Restaurativa no âmbito do Cejusc. Os procuradores presentes comentaram experiências exitosas do MPF na Paraíba na composição extrajudicial para solução de demandas, com destaque para casos que envolvem estruturação de políticas públicas. As juízas federais receberam ainda singela homenagem pela recente passagem do Dia Internacional das Mulheres.