João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.34ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.8516
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7488
Efraim se reúne com direção da ANM para tratar da exploração de caulim no Seridó paraibano
22/11/2023 / 07:59
Compartilhe:

O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), se reuniu nesta terça-feira (21/11) com a direção da Agência Nacional de Mineração (ANM) para tratar da legalização e licenciamento da exploração e utilização do caulim na região do Seridó paraibano. A reunião contou com a participação de prefeitos paraibanos e representantes dos municípios de Tenório, Assunção, Junco do Seridó, Juazeirinho, Salgadinho, além da prefeitura do Equador/RN.

Na ocasião, Efraim enfatizou a necessidade de outorgar uma PLG – Pedido de Lavra Garimpeira para os garimpeiros atuais e as cooperativas que já exploram na Paraíba. Durante a audiência, ficou acordada a edição de uma Instrução Normativa reconhecendo o caulim dentro dos produtos mineráveis, permitindo sua exploração.

Nesse sentido, o senador ficou satisfeito com o resultado da reunião, destacando a importância de regularizar a situação e eliminar o temor dos trabalhadores em relação às fiscalizações. “Saímos muito bem direcionados para que essa situação seja regularizada, e possamos acabar com esse temor de que venha uma fiscalização e vários pais de família, vários profissionais, vários trabalhadores fiquem temerosos”, afirmou. Efraim espera que já na próxima semana a ANM tenha uma resposta para dar início ao processo de legalização da PLG do pedido de lavra de garimpagem do caulim.

O prefeito de Junco do Seridó, Paulo Fragoso, ressaltou a importância da regularização para preservar empregos e a qualidade de vida das famílias locais. “Estamos com tudo encaminhado para que se torne legal e que possa melhorar cada vez mais a exploração mineral do caulim, sem medo das operações da polícia federal, do IBAMA e dos outros órgãos reguladores. Estamos dando o primeiro passo nessa regularização”, disse.

O prefeito de Tenório, Manoel, agradeceu ao senador pela iniciativa e expressou confiança. “Estamos confiantes que sairemos daqui com uma resposta positiva, pois tenho certeza que toda a região se beneficia da extração do caulim”, disse.

A reunião contou ainda com a presença dos deputados Wilson Santiago e Branco Mendes, ambos do Republicanos.

Aplicações do Caulim

Além das questões regulatórias, o caulim desempenha um papel essencial em diversas indústrias, incluindo cerâmica, cosméticos, papel e medicina. Suas aplicações variadas demandam cuidado e precisão, com a qualidade do mineral extraído influenciando diretamente nos resultados finais.

Diante disso, o senador Efraim busca garantir a segurança jurídica dos trabalhadores que dependem da extração do caulim como fonte de renda, assegurando que o processo de legalização proporcione benefícios econômicos e sociais à região do Seridó Paraibano.