João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.56ºC
IBOVESPA 127218.24
Euro 5.8367
Dólar 5.4156
Peso 0.0059
Yuan 0.7448
Escola de Saúde Pública da PB lança primeiro edital de bolsa para pesquisadores
31/07/2021 / 13:27
Compartilhe:

Com o objetivo de fomentar e apoiar a investigação e inovação científica em saúde no estado, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou o primeiro edital de seleção para bolsa de pesquisador (nível superior – sete vagas) e uma vaga para pesquisador docente.

“É um edital inédito que demonstra, efetivamente, o compromisso da ESP-PB com a pesquisa, fortalecendo o Sistema Único de Saúde no Estado da Paraíba. Pela primeira vez, nós lançamos um edital de bolsas para quem está em programas de pós-graduação na área de saúde pública e, com isso, fomentamos não somente a pesquisa como a formação de profissionais qualificados. A expectativa é de que tenhamos ótimas pesquisas e projetos apresentados neste edital”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

De acordo com Felipe Proenço, a parceria com a Fapesq foi fundamental. A Fundação apoiou e incentivou, desde o início, a construção do edital. “Este edital representa o fortalecimento da parceria entre ESP-PB e Fapesq, no sentido de ampliar as ações com o envolvimento das pesquisas realizadas pelo programa de pós-graduação em saúde pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Isso gera, sobretudo, conhecimento e inovações através de dissertações que implicarão na melhoria da saúde do Estado”, afirmou o presidente da Fapesq, Roberto Germano.

O Núcleo de Investigação Científica não existia no antigo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH). Ele surgiu junto com a ESP-PB. “A Escola de Saúde Pública da Paraíba nasce com o desafio de fazer e apoiar a investigação científica no Estado. Este edital é o primeiro passo para ampliação do fomento à pesquisa com objetivo de qualificar a saúde pública”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thais Matos.

As inscrições começaram nessa sexta-feira (30) e seguem até o dia 13 de agosto.

As informações no decorrer do processo seletivo serão divulgadas pelo portal da Secretaria de Estado da Saúde e no site da ESPPB.

Confira aqui o edital