João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.28ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Festa de Iemanjá volta ser realizada em João Pessoa nesta quinta-feira (8)
05/12/2022 / 11:03
Compartilhe:

Declarada como patrimônio cultural imaterial da Paraíba, a Festa de Iemanjá volta a reunir fiéis e simpatizantes nesta quinta-feira, 8 de dezembro. A concentração acontece a partir das 19h, no Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Com o tema “Iemanjá, rainha do Mar. Intolerância Fora!”, o evento joga luz sobre a problemática do preconceito e do racismo religioso, além de celebrar a diversidade presente na cultura afro-religiosa brasileira.

Completando 21 anos à frente da organização, Mãe Penha explica a importância da divindade Iemanjá para as religiões de matriz africana.

“Cada um de nós tem a sua fé. Iemanjá significa muito pra o povo de matriz africana e pra todo mundo que mantém sua fé no orixá Iemanjá. A mãe de todas as mães, Deusa do mar, Deusa da saúde, prosperidade. Ela abraça cada fiél seu, cada filho seu. Não escolhe a cor, sempre de braços abertos pra receber a todos. Traz a cura, a paz, o amor pra cada um de nós e somos abençoados sempre por ela”, afirma Mãe Penha, adepta da Umbanda há 58 anos.

Festa de Iemanjá acontece nesta quinta-feira (8), em João Pessoa

Programação

Nesta edição, a Festa de Iemanjá vem acompanhada da realização de um show por um grupo de Afoxé, expressão cultural e artística de origem afro-brasileira. A apresentação acontece a partir das 22h, no Busto de Tamandaré.

Há mais de 25 anos presente nas tradições do povo de terreiro da Paraíba, a “Caminhada de Pai Gilberto” também volta a ser realizada, saindo às 16h do bairro de Cruz das Armas com direção ao Busto. Mais de 100 pessoas devem participar do ato, carregando a pé as estátuas de Iemanjá e da Virgem Conceição, até a chegada na praia.

No Busto, acontecerão ainda as tradicionais entregas de oferendas, queima de fogos e lançamento de balões, reunindo integrantes de templos e terreiros de todo o estado, como Campina Grande, Patos, João Pessoa, Areia e Cajazeiras. O evento segue até por volta da meia-noite.