João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.95ºC
IBOVESPA 124681.6
Euro 5.5083
Dólar 5.1575
Peso 0.0059
Yuan 0.7119
Festival online exibe o melhor do ‘Novíssimo Cinema da Paraíba’ até 18 de agosto
05/08/2021 / 16:35
Compartilhe:

Tem início nesta quinta-feira (5) o festival ‘O Novíssimo Cinema da Paraíba’, que leva para o público de forma online, até o dia 18 de agosto, o que há de melhor na produção cinematográfica recente do Estado. A mostra, composta por seis longas e 17 curtas-metragens, já está disponível de forma gratuita através da plataforma de streaming Petra Belas Artes À LA CARTE, em uma parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), da prefeitura da capital.

Entre as obras em exibição estão ‘Sol alegria’, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, longa que conta com a participação de Ney Matogrosso no elenco e que teve sua première no Festival de Roterdã, na Holanda, ganhando o prêmio especial do júri no festival Olhar de Cinema, em Curitiba; e ‘Rebento’, de André Morais, vencedor dos prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz no Diorama Film Festival, na Índia, e do Prêmio Especial do Júri no 12º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).

Há também a produção ‘Faixa de Gaza’, dirigida por Lúcio César Fernandes. Com Marcélia Cartaxo no elenco, a história se passa em um conjunto habitacional de periferia e acompanha Mago, chefe de um bando de jovens. O curta participou de 15 festivais e mostras de cinema, entre elas duas participações internacionais nos Estados Unidos e Angola, colecionando dez prêmios.

O festival apresenta ainda ‘Ambiente Familiar’, dirigido por Torquato Joel, ‘Beiço de estrada’, de Eliézer Rolim, ‘O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)’ de Bertrand Lira, ‘CRUA’ de Diego Lima, entre diversas outras produções, documentais e ficcionais.

“O Novíssimo Cinema da Paraíba é uma produção alicerçada na organização da classe trabalhadora do cinema local, que conquistou os meios de produção e agora colhe os seus frutos. São filmes de curta e longa-metragem, que, por meio de documentários e ficções, convidam a descobrir as diversas Parahybas desse Estado, alicerçados na sua cultura marcante e multifacetada”, destaca Paulo Roberto de Souza Júnior, chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope e curador da mostra.

Mercado paraibano e produção contemporânea

Nos dias 10 e 17 de agosto acontecem duas programações especiais do festival com conversas ao vivo sobre os filmes e o mercado de cinema na Paraíba. As lives são gratuitas e ocorrerão no canal do YouTube do À La Carte.

No dia 10, às 19h, o tema será ‘O Novíssimo Cinema da Paraíba’, com Torquato Joel, diretor de ‘Ambiente Familiar’ e ‘Moído’, Bertrand Lira, diretor de ‘Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)’, Tavinho Teixeira, diretor de ‘Sol Alegria’, Eliézer Rolim, diretor de ‘Beiço de Estrada’ e André Morais, diretor de ‘Rebento’.

‘O Mercado de Cinema na Paraíba’ é o tema da conversa no dia 17, também às 19h, com Manoel Fernandes, diretor de ‘A República da Selva’, Rodolpho de Barros, diretor de ‘A Ética das Hienas’, Lúcio César, diretor de ‘Faixa de Gaza’, Oto Cabral, diretor de ‘Animais na Pista’ e Odécio Antonio, diretor de ‘Continuo’ e ‘Menino Azul’.

O NOVÍSSIMO CINEMA DA PARAÍBA

Quando: DE 5 A 18 DE AGOSTO DE 2021

Onde: Streaming Petra Belas Artes À LA CARTE

Preço: Gratuito