João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.04ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Habilidades do futuro são ‘matemática, escrita e leitura’, diz fundador da Khan Academy
13/01/2022 / 11:04
Compartilhe:

Imagine um modelo de educação onde os alunos possam conversar sobre tudo, desde por que os cuidados de saúde custam tanto, se há vida alienígena, qual será a população mundial no ano 2300 ou se as empresas de mídia social devem ser responsabilizadas pela polarização. Essa é a visão de Salman Khan, 45, influente pensador da educação no mundo.

“Um debate sobre tópicos interessantes é a experiência central. Estamos em um mundo onde o papel do professor não deveria ser o de entregador de informações. Existem tantas fontes que os alunos podem recorrer em seu próprio tempo e ritmo. Eu vejo o professor como um facilitador, em termos de conduzir uma conversa. Sócrates não deu palestras. Sócrates dirigiu diálogos e foi um dos maiores professores de todos os tempos”, diz Khan.

Ele é fundador da Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que proporciona ensino on-line em várias áreas do conhecimento para mais de 102 milhões de pessoas, entre alunos e professores, em 109 países, incluindo o Brasil. Aqui, o número de usuários já ultrapassa 4 milhões e o conteúdo educacional é utilizado em escolas por 36 secretarias de educação.

Em entrevista ao Valor Econômico, Khan diz estar cansado do excesso de “Zoom” e destaca quais competências ele acredita que serão essenciais para os profissionais do futuro: leitura, escrita e matemática.

“Eu realmente acho que são as habilidades tradicionais de leitura, escrita e matemática. Escrever é uma habilidade que as pessoas precisam ter não só para comunicar, mas porque é preciso ser um leitor muito mais criterioso, porque você não tem terceiros dizendo isso é bom e isso é ruim. Você tem que decidir, essas notícias são falsas ou não? Isso é ciência real ou é falsa? Eu também acredito muito em pessoas programando e aprendendo cálculo, mas se você tiver a habilidade de pensamento crítico, um pensamento em nível algébrico, se puder escrever, vai ter uma compreensão de leitura sólida e vai estar à frente de 95% das pessoas no planeta. É quase triste dizer isso, mas é verdade. As artes, o lado criativo, o design são cruciais hoje, mais do que nunca, dependendo de como você aborda isso”, afirmou.