João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.93ºC
IBOVESPA 121802.06
Euro 5.6812
Dólar 5.2896
Peso 0.0058
Yuan 0.73
Prédio da Sicredi é o primeiro com certificação LEED Gold em João Pessoa
01/05/2021 / 15:25
Compartilhe:

Um novo conceito de arquitetura moderna e sustentável descreve o intuito da agência da cooperativa Sicredi Evolução, em João Pessoa. Localizada na Avenida Epitácio Pessoa, principal corredor da cidade, ligando o centro à orla, a agência reúne tecnologia e inovação à serviço da sustentabilidade.

O projeto foi executado em tempo recorde de seis meses, tendo como essência de sua estrutura a montagem de 22 containers em 700m² de área, sendo o primeiro edifício a receber a certificação LEED na capital paraibana, atingindo nível Gold®️, e a primeira agência bancária de grande porte em containers da América Latina.

O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para Projeto e Construção de Edifícios é dado para obras planejadas, construídas e operadas analisando oito dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que a medida que atendidos, garantem pontos à edificação.

A agência gera sua própria energia elétrica, reaproveita a água da chuva, foi construída com baixíssimo desperdício de materiais e agora possui selo internacional de sustentabilidade holística.

É uma obra inteligente que, além de funcional, tem responsabilidade social.

O uso racional e redução da extração dos recursos naturais, a redução do consumo de água e energia, a implantação consciente e ordenada, redução dos efeitos das mudanças climáticas, o uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental e a redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação são todas características de uma obra sustentável.

Na relação com a cidade, além do teto verde, o fato de a agência ter um piso elevado, ou em outras palavras, não tocar o solo em toda sua superfície, a água das chuvas pode escoar livremente e ser absorvida pelo solo. Obras assim garantem que não haja alagamentos e que os lençóis freáticos sejam abastecidos.

Inteligência, funcionalidade e responsabilidade social – Foto: Divulgação

“A questão da responsabilidade socioambiental faz parte do nosso DNA cooperativo. Quando imaginamos instalar uma agência no principal corredor de mobilidade da nossa cidade, vislumbramos a possibilidade de fazer a diferença. Daí surgiu a concepção de presentearmos João Pessoa com uma agência 100% sustentável, exemplo de que é possível moldar o futuro, hoje”, comenta João Bezerra Júnior, presidente da Sicredi Evolução.

A Sicredi Evolução é a maior instituição financeira cooperativa do Nordeste com R$ 2 bilhões de ativos, mais de 30 mil associados e 21 agências na Paraíba. Recentemente, completou 30 anos de fundação.

A cooperativa de crédito integra o sistema nacional Sicredi, instituição financeira cooperativa com 118 anos de existência, comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados no país, os quais exercem papel de donos do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências.

BOX TÉCNICO

Alguns aspectos do projeto que proporcionaram o alto desempenho da edificação e contribuíram para a viabilidade da Certificação LEED:

  • Economia de energia de 85%, atingindo pontuação total (18 pontos) na otimização do desempenho energético
  • 68% da energia consumida produzida por placas fotovoltaicas
  • Equipamentos economizadores e reaproveitamento de água da chuva para utilização nos sanitários, gerando uma economia de água em 72%
  • Utilização de 100% da água para irrigação proveniente de fontes alternativas, além da adoção de biovaleta, jardim de chuva, parede verde e teto jardim, visando a melhoria da gestão de águas pluviais
  • O teto jardim também contribui para maior isolamento térmico e sonoro, além da redução no consumo de energia elétrica para a climatização
  • Iluminação eficiente em tecnologia LED
  • Comissionamento e medição individualizada dos sistemas
  • Projeto arquitetônico visando grande aproveitamento da iluminação natural, com brises e vidros de controle solar para evitar insolação direta
  • Localização estratégica, contando com usos diversos no entorno, alta infraestrutura de transporte público, além da adoção de bicicletário com vestiários e estação de carregamento de veículos elétricos no local
  • Coleta seletiva de lixo, bem como de pilhas e baterias, aberta à comunidade
  • Gestão de resíduos possibilitando a reutilização de materiais, redução de desperdício e redução no custo com descarte de entulhos. As paredes e fundos dos containers foram reutilizadas nas fundações, reservatórios, calhas e acabamentos.