João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.74ºC
IBOVESPA 128465.69
Euro 5.4392
Dólar 5.0758
Peso 0.0058
Yuan 0.7034
JOÃO PESSOA: Veja como fica o trânsito durante Romaria da Penha
24/11/2022 / 16:53
Compartilhe:

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um na operação de trânsito e transporte especial, com execução no início do próximo sábado (26) até as primeiras horas do domingo (27), quando será realizada a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que completa 259 anos de tradição.

Para garantir a segurança viária dos fiéis e a circulação eficiente do tráfego de veículos, durante o ato religioso, a Semob-JP realizará uma série de intervenções, incluindo bloqueios e desvios de fluxo. Além disso, garantirá uma grande oferta de ônibus para a volta dos fiéis após o evento.

 

Trânsito

A Romaria da Penha tem início às 22h com um percurso de 14 km que se inicia na Igreja de Lourdes, Avenida João Machado, e segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha.

No Centro, os agentes de mobilidade interditarão, a partir da manhã do sábado, parcialmente um trecho da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e a Rua Rodrigues Chaves para a montagem do palco da celebração da missa. A circulação será impedida no sentido Cemitério Boa Sentença. A partir das 16h uma das faixas no sentido Centro/bairro será interditada, permitindo a organização dos trios elétricos. A partir das 18h com a chegada da carreata com a imagem da santa e aumento na aglomeração de fiéis implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida.

Ao longo do roteiro até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias cujos sentidos são direcionados à evitar a rota do percurso. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde.

Um deles é a intersecção entre as avenidas Diogo Velho e João Machado. Com o seu fechamento, os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino e cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até à Rua Nina Lima, que permite o retorno às Trincheiras.

O segundo ponto é o cruzamento entre as avenidas João Machado e Tabajaras. Após o seu bloqueio, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima, até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado. Será permitida apenas a circulação de veículos operacionais e particulares que contarem com o adesivo de permissão de acesso.

Transporte

Os fiéis que pretendem retornar da Praia da Penha utilizando o transporte coletivo urbano, vão contar com uma frota de 120 ônibus, que circularão a partir das 4h, saindo da entrada da Penha, na PB-008. Serão 70 do Consórcio Unitrans e 50 do Consórcio Navegantes, que farão rotas para Mangabeira e Centro, que irão até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.

A partir das 3h30,  com o retorno de alguns romeiros já para suas residências, também serão disponibilizados veículos no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), para que de acordo com a demanda,  a equipe de supervisão da Semob-JP, juntamente com representantes dos consórcios, direcione os carros para os bairros que houver necessidade. Já no início da manhã do domingo, o quadro operacional de ônibus volta a normalidade para o dia. Todos os detalhes sobre linhas e horários podem ser conferidos através do site: http://servicos.semobjp.pb.gov.br