25.1 C
João Pessoa
23.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

Lacen-PB orienta população sobre coleta e entrega de resultados de exames

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) é a unidade de referência, na Paraíba, para a análise das amostras coletadas para o diagnóstico da Covid-19. A Secretaria alerta aos usuários que o serviço não funciona como posto de coleta, por isso não é aberto ao público.

O fluxo da vigilância laboratorial segue alguns critérios. O diagnóstico considerado padrão para a identificação do Covid-19 é realizado por meio da técnica de RT-PCR em tempo real, metodologia indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o diretor geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, os municípios são os responsáveis por realizar a coleta dos exames. Ele explica que a coleta é realizada em uma unidade de saúde, que providencia o registro de notificação nos sistemas de vigilância epidemiológica e a requisição do exame deve ser cadastrada no Gerenciador de Ambiente Laboratorial, o GAL.

Leia Também

“Ao chegar no Lacen-PB, o setor de triagem verifica as condições da amostra e, em caso de conformidade, ela segue para as etapas de processamento no nosso setor de Biologia Molecular. Após a análise, os resultados são cadastrados no sistema do GAL e se os dados epidemiológicos estiverem notificados nos sistemas e-SUS ou SIVEP-Gripe, o resultado é liberado”, pontua.

Bergson Vasconcelos reforça que o paciente deve entrar em contato com a unidade de saúde onde realizou a coleta para ter informações e receber o laudo com o resultado. Ele afirma que, apesar do aumento de volume de exames, o Lacen-PB ainda mantém o tempo de resposta médio de 48h após o recebimento da amostra na unidade.

Em agosto de 2020, o Governo da Paraíba investiu em novas instalações para o laboratório, ampliando os serviços disponibilizados aos 223 municípios. Até o momento, o Lacen já realizou 134.004 exames para o diagnóstico da Covid-19. Destes, 46.956 tiveram o resultado detectável e 87.048 foram descartados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Vídeo: Presidente da Assembleia de Deus em Campina Grande chama fiéis de “lixo”

Mulheres cristãs que usam brinco e calças apertadas são um "lixo", pelo menos na visão do pastor e presidente da Assembleia de Deus em...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#