João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.61ºC
IBOVESPA 133747.69
Euro 6.0596
Dólar 5.4605
Peso 0.0057
Yuan 0.7711
Lula se reúne com Mauro Vieira para discutir agravamento da crise na Venezuela
03/09/2024 / 08:46
Compartilhe:
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião bilateral com o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro – Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir nesta terça-feira (3) com o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, para discutir o agravamento da crise na Venezuela após ordem de prisão do candidato oposicionista Edmundo González.

A decisão da Justiça da Venezuela, que atende a um pedido feito pelo Ministério Público do país, foi percebida como “inaceitável” e “péssimo sinal” por interlocutores próximos do presidente Lula.

O governo brasileiro avalia soltar uma nota oficial, ainda nesta terça (3), demonstrando preocupação com o aumento das tensões.

Na prática, a apreensão é com a escalada autoritária do governo de Nicolás Maduro, mas assessores presidenciais apontaram um “dilema” para o Palácio do Planalto e o Itamaraty.

Ao mesmo tempo em que se pretende indicar claramente uma insatisfação com os últimos passos de Maduro, o objetivo é não levar a Venezuela para um isolamento internacional ainda maior e não romper completamente o diálogo.

O Brasil continuará sem reconhecer a vitória de Maduro e exigindo a apresentação das atas eleitorais, mas endurecer a estratégia — declarando a Venezuela uma ditadura ou tratando González como presidente legítimo – está fora de cogitação.

*Com informações da CNN Brasil