João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 20.23ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.8882
Dólar 5.4714
Peso 0.006
Yuan 0.7524
Mais de oito mil vagas especiais são criadas para grupos prioritários em João Pessoa
02/01/2022 / 10:41
Compartilhe:

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) emitiu 8.643 credenciais para vagas especiais em 2021. As credenciais garantem acesso às vagas de estacionamento nas vias da cidade.

O objetivo do documento é assegurar o direito dos grupos prioritários de usufruir das vagas nos estacionamentos. Foram entregues, de janeiro a dezembro, 7.450 para idosos, 1.108 para pessoas com dificuldade de locomoção e 85 para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o superintendente George Morais, a credencial é um documento que garante que as pessoas tenham acesso as vagas, em locais públicos e privados, com mais facilidade e conforto ao estacionar seus veículos. “O cartão pode ser usado em todo o território nacional, com prazo de validade de três anos, e deve ser colocado de forma visível no painel do carro para a comprovação do direito, podendo ser utilizado em qualquer veículo em que o condutor ou o conduzido seja do grupo prioritário”, explicou.

Em julho do ano passado, a Semob-JP modenizou o processo de emissão de credenciais podendo o usuário imprimir o documento no próprio domicílio, não sendo mais obrigatório se deslocar à sede da Semob-JP para ter acesso à credencial, proporcionando mais comodidade.

Como adquirir a credencial – O usuário, por meio do endereço eletrônico: serviços.semobjp.pb.gov.br, basta abrir na aba credenciais, e preencher os dados solicitados junto com a documentação necessária, que é um documento de identidade, comprovante de residência da cidade de João Pessoa e laudo médico, no caso para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. Também é ofertado o atendimento presencial, que pode ser feito na sede da Semob-JP, localizada no bairro do Cristo Redentor e nas Casas da Cidadania do Manaíra Shopping e em Jaguaribe.

Infração de trânsito – Em caso de desobediência às vagas para idosos, deficientes ou autistas, o condutor do veículo estará sujeito a multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela infração gravíssima.