João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.82ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Professor da UFPB é nomeado secretário de atenção primária à saúde do governo federal
23/02/2024 / 11:11 / Matheus Melo
Compartilhe:

O médico e professor Felipe Proenço de Oliveira, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi nomeado para exercer o cargo de secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde. A portaria está publicada no Diário Oficial União desta sexta-feira (23/2).

No Instagram, ele afirmou que “é com imensa gratidão que recebo essa nomeação, um reflexo do caminho que escolhi trilhar desde a residência em Medicina de Família e Comunidade, o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva, ao me tornar professor no CCM/UFPB e fazer parte da criação de programas como o Mais Médicos no Ministério da Saúde durante o Governo Dilma. São quase 20 anos de dedicação à APS, e a confiança depositada em mim é um verdadeiro incentivo para continuar trabalhando incansavelmente na defesa da Atenção Primária à Saúde que queremos”, publicou.

Conforme registro na plataforma Lattes, Felipe Proenço de Oliveira é doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Possui atuação como professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Saúde da Família e o programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Graduação em Medicina na UFRGS (2003), residência em Medicina de Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição (2006) e mestre em Saúde Coletiva pela UFPE (2012).

Foi diretor geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (2021 e 2022), onde se vinculou como professor do mestrado profissional em Saúde da Família em programa conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba e esteve como coordenador adjunto do inquérito epidemiológico nas escolas realizado pelo Continuar Cuidando Educação. Foi secretário substituto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, onde teve a atribuição de coordenador nacional do projeto Mais Médicos para o Brasil.

Instagram/Reprodução

Nota do COSEMS-PB

Em nota, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) parabenizou o médico pela nomeação nesta sexta-feira (23) pelo presidente Lula.

“Felipe Proenço colhe os frutos da sua excelente atuação enquanto profissional exímio no que faz. Sempre muito dedicado, atuando há quase 20 anos na Atenção Primária à Saúde, e fez parte da criação de programas importantes como o ‘Mais Médicos’ no Ministério da Saúde durante o ‘Governo Dilma’. Na Paraíba, residiu por alguns anos, e com maestria conduziu atividades na gestão pública de Saúde de maneira categórica, competente e resolutiva, assim, contribuindo para avanços na saúde do nosso estado. Estamos certos de que Felipe Proenço será gigante na titularidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Paraíba e em todo Brasil com avanços relevantes na APS”.