22.1 C
João Pessoa

Mercado do podcast não é passageiro e será peça chave nas eleições, diz CEO do Podpah

Brasil ocupou 5º lugar no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts

O Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts, de acordo com estudo realizado em parceria com o Ibope. De acordo com o empresário brasileiro Victor Assis, que é CEO de um dos podcasts mais famosos do momento, o Podpah, “o mercado do podcast não é passageiro. É a nova forma de se informar e de se consumir conteúdo”.

A pesquisa do Ibope mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Para Victor, os podcasts serão, inclusive, peça chave nas próximas eleições. “Se as redes sociais já fazem parte da estratégia nas eleições, os podcasts também vão entrar como peça chave”, explicou.

Leia Também

“Um outro exemplo legal da força dos podcasts, é que no game Spider Man que saiu pra PLay Station 5 o personagem chamado Miles Morales, no jogo, se informa via um podcast da internet. Isso reforça que os podcasts serão cada vez mais um formato de informação e entretenimento, chegando em cada vez mais pessoas”, pontuou.

Plataformas mais buscadas para o consumo de podcasts são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), Site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%) – Imagem: Pixabay

A pesquisa também mostrou que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%).

Victor disse que o Podpah foi o primeiro podcast a trazer grandes marcas para o cenário no Brasil. Também acredita que “o mercado do Brasil ainda é embrionário, já que existem milhares de podcasts e com o passar do tempo alguns vão se consolidar e virar referência, seja para notícias, curiosidades, esportes e entretenimento.”

As plataformas mais buscadas para o consumo de podcasts são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), Site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%).

O estudo mostra que 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% aproveitam o momento antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo — a mesma porcentagem o faz durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo —, 20% escutam durante a realização de atividades físicas e 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado.

A pesquisa destacou que o consumo dos podcasts é mais frequente do que o esperado: 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#