João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 22.28ºC
IBOVESPA 134537.62
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
04/08/2025 / 18:20
Compartilhe:
BOLSONaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro, durante interrogatório no STF – Foto: Ton Molina/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (14).

Segundo Moraes, Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados, incluindo os filhos parlamentares, para divulgar mensagens que incentivam ataques ao STF e defendem a intervenção estrangeira no Poder Judiciário. Embora não tenha feito as publicações diretamente, o ministro entendeu que o ex-presidente burlou deliberadamente as restrições ao produzir conteúdo para ser publicado por terceiros.

Entre as medidas impostas estão o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de visitas (exceto de familiares próximos e advogados) e o recolhimento de todos os celulares da residência.

A decisão ocorre um dia após manifestações pró-Bolsonaro em várias cidades do país. No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, organizou o ato em Copacabana e colocou o pai no viva-voz para discursar brevemente aos apoiadores. O senador também publicou nas redes sociais um vídeo com a mensagem gravada por Bolsonaro.

Postagem feita por Flávio Bolsonaro mostrando o pai falando ao telefone com ele no ato em Copacabana – Foto: Reprodução/Instagram

Para Moraes, a conduta do ex-presidente demonstra a necessidade de adoção de medidas mais rígidas para evitar novas infrações.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

*com informações do g1