João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.11ºC
IBOVESPA 127128.93
Euro 5.8693
Dólar 5.431
Peso 0.0059
Yuan 0.7468
Nilda Gondim celebra garantia de recursos para construção da Casa da Mulher Brasileira em João Pessoa: “Sonho realizado”
26/10/2021 / 21:18
Compartilhe:

“Um sonho realizado”, diz a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) sobre a garantia dos recursos para construção da Casa da Mulher Brasileira na capital paraibana.

Com 5,5 milhões direcionados pela senadora, em emenda orçamentária individual e de bancada, a instalação acontecerá no terreno antes ocupado pelo Hotel Tropicana, no Centro de João Pessoa. Do total empenhado, 700 mil já estão em mãos da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), que vai tocar o projeto. A expectativa é que o dinheiro restante seja liberado ainda este ano.

“Agora posso garantir às paraibanas e paraibanos, especialmente às mulheres, que a nossa Casa da Mulher Brasileira vai ser concretizada. Não é só um sonho. É uma realidade também. Esses recursos já foram empenhados, coloquei 5,5 milhões de reais em emendas individuais e de bancada. Parte já está com a Defensoria Pública, que é quem vai construir, e o restante está empenhado”, disse Nilda.

A Casa da Mulher Brasileira é um programa federal criado pelo Decreto n° 8.086 de 2013, efetivado em parceria com o Ministério Público e governos estaduais e municipais. Trata-se de um espaço público para acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência. São ofertados programas que, além de proteção à mulher, promovem autonomia, humanização do atendimento, solidariedade, empoderamento feminino, liberdade de escolha, respeito, inclusão e acessibilidade, apoio psicossocial, delegacia especializada, assistência judicial, entre outros serviços.

Atualmente, estão em funcionamento Casas da Mulher Brasileira em 7 capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). João Pessoa deverá ser a próxima capital contemplada com a instituição, cujo objetivo central é ajudar a diminuir os altíssimos índices de violência contra a mulher.

“Posso garantir a vocês mulheres que esse sonho que sempre alimentei, agora como senadora, eu consegui realizar. A Casa da Mulher Brasileira será implantada na Paraíba, através do Ministério Público, com apoio, claro, do prefeito Cícero Lucena, do governador João Azevêdo, que também estão colaborando. Mas a minha parte, que são os recursos todos para a construção da Casa da Mulher, eu consegui, graças a Deus”, afirmou Nilda Gondim.