João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.18ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.9211
Dólar 5.4754
Peso 0.006
Yuan 0.7533
Nilda Gondim elogia aprovação pelo Senado da proposta que garante recursos de loterias ao esporte paralímpico
05/11/2021 / 08:10
Compartilhe:

O PL1953/2021, apresentado pelo senador Carlos Viana (PSD-MG), foi aprovado na noite de quarta-feira (3) no Plenário do Senado e segue agora para análise da Câmara dos Deputados. O projeto volta a destinar 0,04% da arrecadação das loterias de prognósticos numéricos, como por exemplo a Mega-Sena, ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBPC).

O CBPC tem a atribuição de promover políticas públicas para o esporte paraolímpico. A legislação atual já prevê que a Caixa Econômica Federal deve encaminhar diretamente ao CBPC 15% da verba destinada ao Comitê Brasileiro de Clubes. Mas para isso deveria ter início a arrecadação da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), que ainda não foi implementada. O senador Carlos Viana explicou que ainda não se sabe quando e se um dia a Lotex funcionará. O relator, senador Romário (PL-RJ) apresentou relatório favorável e destacou que na falta de funcionamento da Lotex, o paradesporto não tem recebido nenhuma verba de loteria.

A senadora Nilda Gondim fez questão de elogiar no Plenário a proposta que garante o tão necessário apoio financeiro ao esporte paralímpico no Brasil. “É um projeto louvável, meritório e justo, muito justo”, afirmou, ao lembrar que o esporte paraolímpico já trouxe muito orgulho e alegria aos brasileiros, tanto na conquista de medalhas quanto na importante missão de promover a inclusão das pessoas com deficiência.