29.1 C
João Pessoa

Nos EUA: Google vai excluir histórico de localização de usuários após visitas a clínicas de aborto 

O Google também não armazenará dados da presença em abrigos para vítimas de violência domestica, clínicas de fertilidade, instalações para tratamento de vícios e clínicas de emagrecimento.

O Google anunciou nesta sexta-feira que vai excluir o histórico de localização de usuários após visitas a clínicas de aborto nos Estados Unidos. A medida foi estabelecida após a Suprema Corte derrubar a decisão que permitia o acesso ao aborto legal em todo o país, permitindo que o governo de cada estado decida se o procedimento pode ou não ser realizado.

O Google também não armazenará dados da presença em abrigos para vítimas de violência domestica, clínicas de fertilidade, instalações para tratamento de vícios e clínicas de emagrecimento.

Leia Também

“Se nossos sistemas identificarem que alguém visitou um desses lugares, excluiremos essas entradas do histórico de localização logo após a visita. Esta mudança entrará em vigor nas próximas semanas”, informou Jen Fitzpatrick, vice-presidente sênior do Google, em comunicado divulgado no blog da companhia.

Em maio, um grupo de legisladores democratas já havia enviado uma carta ao presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, pedindo que a empresa parasse de coletar dados de localização de smartphones para que não se tornasse “uma ferramenta para extremistas que querem reprimir pessoas que procuram cuidados de saúde reprodutiva”.

Vários estados americanos conservadores já aprovaram leis que dão a população em geral o direito de processar médicos que realizam abortos e qualquer pessoa que ajude a facilitar o procedimento.

Fitzpatrick decidiu tranquilizar usuários no comunicado, ressaltando que a empresa “leva a sério a privacidade dos dados”.

“O Google tem um longo histórico de adiar demandas excessivamente amplas da aplicação da lei, incluindo a objeção total a algumas delas. Levamos em consideração as expectativas de privacidade e segurança das pessoas que usam nossos produtos e notificamos as pessoas quando atendemos às exigências do governo”, explicou.

F5 Online com informações de O Globo

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#