João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.81ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5733
Dólar 5.1531
Peso 0.0058
Yuan 0.7116
Novembro Azul: deputado solicita realização de audiência pública para discutir tratamento oncológico na Paraíba
07/11/2023 / 20:41
Compartilhe:

A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou na tarde desta terça-feira (07) uma audiência pública. Na ocasião, o secretário de Saúde do Estado, Jhonny Bezerra, apresentou o relatório de atuação da pasta no último quadrimestre e ouviu os parlamentares presentes sobre as demandas que precisam ser priorizadas por parte da Secretaria.

O Plenário José Mariz ficou completamente lotado e compareceram gestores de unidades de saúde de todas as macrorregiões do Estado. No mês em que se intensifica a campanha de combate ao câncer de próstata, o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) em seu discurso, ampliou o debate, e fez um pedido para que seja realizada uma audiência pública para tratar da ampliação dos serviços oncológicos na Paraíba.

“Sabemos que os profissionais de saúde do Hospital do Bem, do Hospital da FAP, São Vicente de Paula, do Napoleão Laureano, são incansáveis, mas a demanda é gigantesca. Eu peço aqui ao secretário e aos colegas que a gente também possa realizar uma audiência pública para tratar desse tema o quanto antes. Inclusive o governador esteve em Brasília com a ministra da Saúde, falando justamente sobre os serviços oncológicos na Paraíba. Nosso gabinete, inclusive, deu entrada no Requerimento 5.355/2023, para que seja ampliado o programa Opera Paraíba para pacientes oncológicos e acho que a Casa precisa se envolver nessa luta também é, juntos, discutirmos alternativas que possam ajudar esses pacientes, que já enfrentam muitas batalhas durante o tratamento”, destacou.

Durante a audiência, o secretário de Saúde apresentou números referentes à ampliação de leitos adultos e pediátricos, transplantes, aquisição de ambulâncias, atuação dos programas Opera Paraíba e Coração Paraibano, investimentos em unidades de saúde no Estado. “É um momento importante onde os parlamentares e a população têm a oportunidade de acompanhar a atuação do Governo do Estado nessa área essencial que é a saúde e também a chance de questionar aquilo que não compreendem e solicitar serviços ou melhorias. Fiquei feliz em ver que não só o Plenário, mas as galerias também ficaram lotadas com a presença da população”, reiterou Wilson Filho.