O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa, já está com toda estrutura pronta para o mutirão de consultas urológicas que acontece neste sábado (23/11) e vai beneficiar cerca de 250 pacientes. A iniciativa faz parte da campanha ‘Novembro Azul’, voltada para a prevenção de doenças como o câncer de próstata e reforça os cuidados com a saúde do homem.
Além das consultas, vários serviços serão ofertados aos homens que serão atendidos durante o mutirão. O PSA, exame de sangue que ajuda a diagnosticar alterações na próstata, também poderá ser solicitado e realizado no momento a critério do urologista. Serão ofertadas ainda testagem rápida para HIV, hepatite, sífilis e distribuição de preservativos.
Durante a ação também será disponibilizado o agendamento para planejamento familiar, com encaminhamentos dos pacientes interessados em fazer vasectomia, método contraceptivo seguro e que faz parte do serviço em saúde do homem ofertado pelo Santa Isabel. Uma equipe vai explicar tudo sobre a vasectomia, passando as orientações necessárias e inserindo os interessados no programa de planejamento familiar para realizar a cirurgia posteriormente.
O Centro Municipal de Vacinação também vai participar da ação, através do chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino, ofertando vacinação contra hepatite, Tríplice Viral, DT e Influenza.
“Estamos preparados para acolher, atender, orientar e beneficiar todos os participantes. É uma ação que chama atenção da saúde do homem, que visa contribuir com a prevenção do câncer de próstata. Além das consultas, estaremos realizando várias ações, entre elas a oferta de vacinação, testagem para algumas doenças, além de ofertar ao homem a oportunidade de fazer o seu planejamento familiar através da cirurgia de vasectomia”, destacou a médica Adriana Lobão, diretora-geral do Santa Isabel.
Mais de 60 profissionais irão participar da ação, entre médicos, recepcionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, serviço social, agentes administrativos, coordenadores e equipe diretiva do hospital, além da participação das equipes de imunização e CTA municipal.
As ações serão iniciadas às 7h30, quando os pacientes serão recepcionados por uma equipe de enfermagem, que fará uma triagem, aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Depois desse atendimento inicial, os homens serão encaminhados para as consultas com os urologistas. Depois das consultas, quem quiser participar dos outros serviços ofertados irá para o atendimento.
“Nossa equipe de especialistas estará disponível para atender e orientar os pacientes, oferecendo suporte nas mais diversas necessidades urológicas”, disse o médico urologista Rafael Rebouças, que coordena o Serviço de Urologia do Santa Isabel.