João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 20.4ºC
IBOVESPA 119630.44
Euro 5.8347
Dólar 5.441
Peso 0.006
Yuan 0.7498
Nubank alerta para golpe que oferece Pix natalino pelo WhatsApp
13/12/2022 / 19:11
Compartilhe:

Está em circulação no WhatsApp uma mensagem falsa que promete um Pix de R$50,00 em uma suposta promoção de Natal do Nubank. Em geral, neste tipo de golpe, os fraudadores usam alguma data comemorativa como gancho para atrair as pessoas. Ao fazer a abordagem, eles enviam um link de cadastro e sugerem que o cliente da empresa ganhará um Pix ao final da inscrição.

Ao clicar no link, a vítima é direcionada a uma página falsa que tem o objetivo de roubar informações pessoais. Trata-se, portanto, de uma campanha de phishing, na qual os hackers usam um motivo falso para fazerem os usuários clicarem em um link.

De acordo com a própria empresa, a promoção é falsa: “O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe”, afirma a equipe do banco.

Além disso, é importante saber que o Nubank não faz nenhuma promoção que dê dinheiro ao cliente. Suas promoções costumam ter relações com descontos ou cashbacks. Por isso, caso tenha recebido qualquer link garantindo dinheiro, não responda, bloqueie o número e exclua a mensagem. O Nubank ainda pede que seus clientes entrem em contato com o SAC para informar qualquer situação estranha.

Como não cair em golpes pelo WhatsApp:

Uma das melhores formas de evitar qualquer golpe é não clicar em links recebidos por mensagens, pois a chance de cair em uma armadilha é enorme. Em alguns casos, os dados dos clientes são sequestrados por hackers quando acessam o link. Confira outras dicas sobre o assunto:

Ative a função “confirmação em duas etapas” no seu WhatsApp: o app estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN);

Não informe nenhum código para quem lhe pedir: ainda que receber uma mensagem dizendo se tratar de alguma empresa conhecida, não passe nenhum código recebido;

Se algum suposto conhecido te pedir algo “estranho” pelo WhastApp, não informe: se for realmente a pessoa que se diz ser “seu conhecido”, ela pode te ligar ou falar com você pessoalmente;

Evite enviar mensagens que forneçam informações pessoais: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha, CPF, RG, etc;

Não é necessário pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito: evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.

O que os golpistas podem fazer com dados obtidos:

Retiradas de contas bancárias;

Acessos às redes sociais;

Realizar empréstimos;

Realizar comprar em aplicativos;

Além de muitas outras atitudes prejudiciais à vida pessoal e financeira.

Vale ressaltar também que o banco digital não entra em contato com seus clientes via WhatsApp, ou seja, no momento não existe nenhum número de WhatsApp do Nubank. Então, especialmente neste caso, desconfie de qualquer mensagem que receber em nome da instituição.

Para finalizar, o Nubank não pede que os clientes informem sua senha em um site de promoção – e não pede login e senha de e-mail. Igualmente, o banco não efetua nenhum tipo de cobrança na hora de realizar o cadastro – e nem depois.