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‘O rádio não morreu’: audiência aumenta mesmo com novas tecnologias; diz pesquisa
25/04/2022 / 08:00
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O rádio está em todos os ouvidos. Seja no dial ou via streaming, e até por telas, o rádio não deixa de acompanhar a evolução do consumo de mídia pelos brasileiros.

De acordo com o Inside Rádio 2021, estudo da Kantar IBOPE Media, 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio – um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio.

Neste ano, todas as regiões analisadas pela Kantar IBOPE Media registraram aumento no alcance do meio. A Região Sul é a que mais se destaca, com 85% das pessoas declarando ouvir rádio, seguida por Nordeste (81%) e Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%).

O que demonstra que o rádio não morreu e segue sendo um meio de comunicação muito usado pelos brasileiros.

Público diverso

Como o rádio atinge grande parcela da população, o perfil do ouvinte é bem equilibrado: 52% dos ouvintes são mulheres e 48% homens. As pessoas de classe C são as que mais consomem esse tipo de mídia, com 43% do total, seguidas de perto pelas classes A e B (40%).

De modo geral, os brasileiros preferem usar o rádio comum, mas o consumo pelo celular aumentou em relação ao último ano: passou de 23% para 25% em 2021.

Em casa (71%), no carro (24%), durante trajetos (8%) e no trabalho (2%) são os locais citados para o consumo do meio.

Quanto  à idade, os públicos que se destacam são as pessoas acima de 60 anos (21%), de 30 a 39 anos (20%) e de 40 a 49 anos (19%).

Para o publicitário Ruy Dantas, a capacidade que o rádio tem de unir dinamismo e credibilidade no dia a dia dos ouvintes faz toda diferença.

“O rádio, de modo geral, possui um grande espaço na vida dos brasileiros e a tecnologia tem sido grande aliada nos novos formatos”, disse.

Audiência conectada

Essa audiência conectada, que gosta de ouvir rádio pelo celular ou no computador, também foi analisada pela pesquisa: 66% das pessoas usam o celular p ouvir o rádio, seguido pelo computador (37%) e por outros equipamentos (8%). E  57% dos ouvintes tem entre 20 e 39 anos.

Outros  formatos do rádio

O radio, de modo geral, possui um grande espaço na vida dos brasileiros e a tecnologia tem sido grande aliada nos novos formatos

Ruy Dantas lembra que as rádios estão criando canais, como YouTube, investindo em transmissões do estúdio ao vivo a exemplo da Jovem Pan em nível nacional e da rádio Pop, em João Pessoa.

Conforme a pesquisa entre as pessoas com acesso à internet, música ou outros tipos de áudio, a plataforma YouTube é o conteúdo mais escutado online (59%), seguido de música em apps de streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do dial (18%).

Com informações do Inside Radio 2021 da Kantar IBOPE Media