23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

OPORTUNIDADE: UFPB vai abrir mais de 7 mil vagas no Sisu 2022.1

As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site do sisu,e podem ser realizadas de 15 a 18 de fevereiro de 2022.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ofertará 7.625 vagas no Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2022.1, distribuídas em 122 cursos de graduação. A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação publicou, nesta quarta-feira (19), o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022.

As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site do sisu, que ficará disponível para inscrição dos candidatos no período de 15 a 18 de fevereiro de 2022.

Leia Também

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022 o candidato que tenha participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”.

“Os candidatos devem entrar no site oficial do Sisu para fazer sua adesão a partir do dia 15 até 18 de fevereiro. Depois disso, o resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro, no edital próprio da UFPB”, explicou a Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Carneiro Maciel.

Ao acessar o endereço eletrônico do Sisu, o candidato deverá efetuar seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital, ou inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br. Após isso, o candidato será retornado ao endereço eletrônico do Sisu para continuar sua inscrição.

O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ele deverá especificar, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno, bem como a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu, ou às vagas destinadas à ampla concorrência. É vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Conforme o edital divulgado pela Secretaria de Educação Superior, o candidato será selecionado em apenas uma de suas opções: exclusivamente em sua 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação nessa opção, ou em sua 2ª opção, caso possua nota suficiente para tal, desde que não tenha sido selecionado em sua 1ª opção.

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022 será constituído de uma única chamada. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Cadastramento

O candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 23 a 28 de fevereiro, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. O cadastramento vai ocorrer de forma online via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com a Pró-reitora de Graduação da UFPB, Silvana Carneiro Maciel, esse edital específico deverá ser publicado aproximadamente no final da primeira quinzena de fevereiro.

Ela alertou que os candidatos devem observar os prazos dos procedimentos e documentos necessários ao cadastramento e matrícula. “É importante que o aluno esteja atento a todos os prazos, já que eles são definidos pelo Ministério da Educação (MEC). A UFPB não tem ingerência sobre mudança de cronograma, então, se o aluno perder o prazo, ele também estará perdendo sua participação no Enem. Todos os documentos devem estar regularizados”, disse a Pró-reitora.

A docente ainda lembrou que, este ano, haverá a bonificação estadual, em que o aluno também deverá prestar atenção aos documentos de comprovante de residência e comprovação de conclusão dos três anos consecutivos de Ensino Médio na Paraíba.

Conforme o MEC, as instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no Sisu, referente à chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 11 de março de 2022.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no site do sisu, no período de 22 de fevereiro a 8 de março. O candidato só poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os procedimentos para preenchimento dessas vagas deverão ser definidos em edital próprio de cada instituição participante.

O Termo de Adesão Sisu 2022 está disponível na página da Pró-reitora de Graduação (PRG). “São várias vagas distribuídas nos diversos cursos oferecidos pela UFPB. É importante que os alunos entrem na página da PRG para observar a quantidade de vagas dos cursos e seus respectivos turnos de aplicação”, orientou a Prof. Silvana Maciel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#