23.3 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
8.5 C
Brasília

Pacheco e Queiroga discutem uso de fábricas de vacina animal para produzir imunizante contra Covid-19

Presidente do Senado e ministro da Saúde também conversaram sobre cronograma da imunização

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reuniu neste sábado (10) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para debater a possibilidade de uso de fábricas de vacina animal para produzir imunizantes contra a Covid-19 e também o cronograma de aquisição de vacinas.

Também participou do encontro o senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão temporária criada para acompanhar as ações contra a Covid-19.

Leia Também

Na conversa, foi tratada a antecipação de fornecimento de doses, além da conversão de parques industriais de vacinas para animais para a fabricação de imunizantes contra o novo coronavírus. “É uma possibilidade concreta trabalhada pelo Ministério da Saúde”, disse Pacheco.

Pacheco também ouviu a posição do Ministério da Saúde sobre patentes, em especial um projeto que tramita no Senado sobre o tema, e discutiu insumos para sedação, medicamentos para atendimento dos pacientes de Covid-19 e a distribuição de oxigênio aos hospitais onde estão internados doentes.

“Esse cronograma de trabalho, de maneira coordenada e inteligente, colaborativa do Congresso Nacional e do Ministério da Saúde é que nos fará sair desse momento crítico que nós estamos vivendo”, afirmou. “É muito importante nós não perdermos o foco, nós mantermos a união, a pacificação, o diálogo permanente, com as soluções efetivas para o problema maior dos brasileiros, que é a pandemia.”

A reunião ocorreu dois dias depois de o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenar a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pelo presidente do Senado.

Na decisão, o ministro do STF afirmou que já estavam presentes os requisitos necessários para a abertura da comissão, como a assinatura favorável de mais de um terço dos senadores, e argumentou que o chefe do Senado não poderia se omitir em relação ao tema.

Em entrevista à Folha, Pacheco disse que não mexerá “um milímetro” para impedir a atuação da CPI da Covid, embora diga ser contrário à sua instalação neste momento.

Pacheco foi o articulador inicial da ideia de instituir um comitê nacional para enfrentamento da Covid-19, anunciado em 24 de março pelo presidente Jair Bolsonaro após uma reunião com ministros, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do STF, Luiz Fux. A princípio, o grupo será formado por Bolsonaro, pela cúpula do Legislativo e por um representante do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Governadores e prefeitos foram excluídos do comitê -a interlocução das demandas dos Executivos estaduais e municipais será feita por Pacheco.

Hoje, no Brasil, a produção de vacinas é feita pela Fiocruz, responsável por doses da Astrazeneca, e pelo Instituto Butantan, que fabrica a Coronavac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#