As profundas mudanças causadas pela pandemia de COVID-19 na sociedade brasileira também se refletem nos hábitos de beleza no Nordeste do país. Para ouvir as mulheres sobre esse momento, a Avon realizou um levantamento inédito, com 1.000 entrevistas, em parceria com a consultoria Grimpa. O estudo mostrou a transformação, a ressignificação e os novos olhares para diversos temas como: autoestima, maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias, e a relação emocional das consumidoras com essas categorias em tempos desafiadores.
Produtos de beleza tiveram um papel emocional para 8 em cada 10 mulheres no Nordeste durante o isolamento
Mais de 80% das mulheres nordestinas disseram que produtos de beleza foram aliados em tempos de pandemia e isolamento social para aumentar a sensação de bem-estar em alguns momentos do cotidiano. Isso mostra a importância da Avon e da rede de mulheres que se conectam e dão suporte umas às outras, por meio de suas Representantes da Beleza.
A pesquisa faz parte da campanha #OlhadeNovo, que marca o reposicionamento da Avon e convida a sociedade a ampliar os olhares sobre a marca, mas também sobre a beleza e as mulheres, para que todos e todas vejam as pessoas além dos seus corpos, comemorando suas trajetórias e conquistas. Com 135 anos de história, a Avon trará aos consumidores um movimento de reinvenção ao longo do ano em produtos, comunicações e eventos.
Confira os achados da pesquisa #OlhadeNovo:
Na pandemia, beleza significa saúde e valorização pessoal para as nordestinas
A pesquisa #OlhadeNovo* mostra que 62,6% das nordestinas passaram a ficar mais em casa, o que levou a um momento de descolamento dos padrões estéticos e maior sensação de liberdade: 80,7% das entrevistadas afirmam que, na pandemia, a autoestima se tornou muito mais uma questão de bem-estar do que de padrões. O dado revela um movimento voltado para o interior, valorizando a saúde (65,7%) e a as qualidades pessoais (28,9%) como fatores importantes de um novo olhar para a própria imagem.
Período de transformações também derruba antigas crenças sobre maquiagem entre as mulheres do Nordeste
E, nesse quesito, velhos olhares ficaram para trás: 79,9% afirmaram que o batom vermelho é algo que uma mulher usa para ela se sentir bem, e não para chamar a atenção de outras pessoas, e 75,2% dizem que maquiagem colorida, brilho e perfume também podem ser usados dentro de casa.
Nordestinas ficaram mais focadas em itens de cuidados para a pele que viram nas redes sociais
Os cuidados com a pele do rosto e do corpo foram o foco: houve maior compra desses itens, com o intuito de cuidar mais de si mesma (32,4%) ou testar produtos que viram nas redes sociais (31,8%) – sendo que o e-commerce se tornou o principal canal de compras para 65,5% das consumidoras do Nordeste.
Máscara de proteção facial mudou a forma como as mulheres cuidam do rosto e maquiam lábios e olhos no Nordeste
O uso das máscaras de proteção contra a COVID-19 transformou os hábitos de cuidados com a face para 59,1% das nordestinas: 38,7% passaram a usar produtos para proteger a pele, 27,3% focaram mais na maquiagem dos olhos e 20,7% trocaram o batom pelos produtos de hidratação dos lábios.
Maquiagem melhorou o humor de 81,3% das mulheres no Nordeste durante a pandemia
Esses cosméticos foram aplicados tanto em compromissos presenciais (28,7%) quanto online (29,2%), mas também para a mulher se sentir mais bonita (25,7%) ou para melhorar dias em que ela se sentia desanimada (11%). A categoria revelou ter um papel transformador para elas durante a pandemia, ajudando a melhorar o humor de 81,3% das entrevistadas.
Fragrâncias transportaram usuárias no Nordeste para lugares e momentos felizes
Os perfumes revelaram seu poder de evocar boas memórias e afastar a sensação de isolamento: 46% das respondentes afirmaram que eles as transportam para outros lugares ou fazem lembrar de momentos felizes.
Mulheres nordestinas querem usar mais maquiagem e perfume quando a pandemia acabar
Pensando no futuro, quando a pandemia estiver controlada, as participantes da pesquisa #OlhadeNovo também responderam algumas perguntas sobre como devem ser os hábitos de beleza quando puderem sair mais de casa: maquiagem (67,8%) e perfume (59,4%) são os itens que passarão a ser usados com mais frequência nesse novo contexto.
“A pesquisa #OlhadeNovo nos ajudou a enxergar ainda melhor o papel da Avon como aliada das mulheres nordestinas, até em momentos mais desafiadores como este que estamos vivendo. Os resultados dialogam com o reposicionamento da marca e serão traduzidos para as pessoas em novos produtos ainda mais voltados para sua beleza genuína e bem-estar. Além disso, a forma como nos comunicamos com elas ressaltará cada vez mais a autenticidade, a diversidade e liberdade de expressão, celebrando suas histórias individuais. Estamos em sintonia com as brasileiras e prontos para inaugurar esse novo capítulo na história da Avon”, afirma Viviane Pepe, Diretora de Comunicação da Avon Brasil.