26.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
19.5 C
Brasília

Planejamento familiar é oferecido para homens e mulheres na rede municipal de saúde

A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza o serviço para a população de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS)

Você sabe o que é planejamento familiar? É o conjunto de ações que auxilia homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também prevenir gravidez. A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza o serviço para a população de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O planejamento familiar é iniciado nas unidades de saúde da família (USF) de todos os bairros, com a oferta de vários métodos contraceptivos, como preservativos, pílulas, injetável mensal ou trimestral e o diafragma. Além disso, a rede municipal de saúde também oferta a implantação do dispositivo intra-uterino (DIU).

Leia Também

Os procedimentos cirúrgicos de laqueadura, para as mulheres, e vasectomia, para os homens, também são oferecidos. No entanto, precisam seguir alguns critérios presentes na Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996.

Só é permitida a esterilização voluntária a pessoas com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos.

O Instituto Cândida Vargas (ICV) é referência na oferta do serviço de planejamento familiar. O hospital conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros. De acordo com a coordenadora de Enfermagem do ambulatório do ICV, Danielle de Araújo, mesmo com métodos contraceptivos efetivos e reversíveis, como a implantação do DIU, o mais procurado pelas mulheres segue sendo a laqueadura, que é irreversível.

“Sempre orientamos sobre os outros métodos que são reversíveis, como o DIU. Acontece com muitas mulheres que fazem a laqueadura muito jovens, mais na frente querem ter outros filhos e se arrependem do procedimento. Por isso, esse trabalho de orientação é muito importante para mantê-las informadas”, explicou.

Segundo Daniele de Araújo, a escolha pela laqueadura muitas vezes ocorre por pressão dos companheiros das mulheres, que não querem utilizar outros métodos anticonceptivos. Até por isso, a orientação é importantíssima para que as famílias escolham a melhor forma de ter um controle familiar.

“Recebemos aqui mulheres que já estão na quinta, sexta gestação, porque não receberam uma orientação. A maioria opta pela laqueadura por pressão dos companheiros, que também por falta de orientação optam por se protegerem”, contou.

Vasectomia – Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o homem deve ir à sua unidade de saúde da família para agendar a consulta com um urologista. Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário ao aconselhamento multiprofissional, em que são apresentados outros métodos contraceptivos ao paciente. Em seguida, são realizados os exames pré-operatórios. O usuário e sua companheira devem assinar o termo de consentimento para a realização da cirurgia, que acontecerá em até 60 dias.

Devido à pandemia, as cirurgias eletivas estão suspensas. Então, procedimentos como laqueadura e vasectomia não poderão ser realizados neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#