Eu sempre usava esses filtros. Quando o vídeo mudava para o meu rosto natural, eu ficava um pouco chocada”, conta a influenciadora Kim Booker.
“Eu odiava o que via, porque você se acostuma com a versão filtrada de si mesmo.”
Booker tem transtorno dismórfico corporal — um desgaste na busca por supostas falhas na aparência que, para outros, podem ser imperceptíveis
Casos como o dela motivaram uma nova proposta de parlamentares britânicos da Comissão de Saúde e Assistência Social do legislativo.
Eles querem que fotos de modelos em anúncios que tenham sido alteradas digitalmente venham com um aviso de que houve modificações na imagem.
Os parlamentares também pedem que o governo regulamente de maneira mais rígida a publicidade de procedimentos estéticos, como o preenchimento facial.
Além disso, as pessoas que decidirem passar por um procedimento estético devem esperar um intervalo de 48 horas para refletir sobre a intervenção e para que tenham seu histórico de saúde física e mental analisado por profissionais.
“Ouvimos falar de experiências angustiantes — uma abordagem tipo linha de montagem, com procedimentos realizados sem perguntas”, afirmou o ex-ministro da Saúde Jeremy Hunt, que preside o comitê.
F5 Online com informações de CNN