João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.74ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.9169
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.7498
População superendividada pode buscar o ‘Procon-JP Negocia’ através do WhatsApp
27/07/2021 / 17:57
Compartilhe:

Você que está ‘atolado’ em dívidas e não sabe como negociar seu débitos, pode procurar o ‘Procon-JP Negocia’ através do WhatsApp (83) 98665-0179 (Procon na sua mão), que está atendendo aos consumidores pessoenses em situação de superendividamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O programa, que prevê a negociação dos débitos em uma mesa de diálogo entre consumidor e credores, já atendeu 689 pessoas em apenas 24 horas, da segunda-feira (26) até a manhã desta terça (27).

Do total dos consumidores que procuraram o ‘Procon-JP Negocia’, dezenas estão em situação de superendividamento e já foram agendados para realizarem a entrega da documentação na sede da secretaria. O consumidor que não se enquadra como superendividado está sendo encaminhado para atendimento no SAC, visando a abertura de reclamação (cerca de 50%) ou outros setores da secretaria ou, ainda, de outros órgãos de defesa do consumidor que contemplem suas necessidades.

“Nenhum consumidor que nos procurar ficará sem atendimento ou orientação. O que for de nossa alçada, resolveremos da melhor forma possível”, assegura o secretário Rougger Guerra, salientando que o programa é aberto a todos os consumidores, independente de idade e do tipo de dívida (banco, telefonia, água, luz, comércio, etc). “Só é preciso comprovar que está superendividado e que não tem condições de quitar o débito sem comprometer o seu próprio sustento ou da sua família”, explica.

O titular do Procon-JP acrescenta que o primeiro passo para quem deseja atendimento no ‘Procon-JP Negocia’ ocorre apenas através do WhatsApp, momento em que fará um relato sobre a situação financeira para ser submetido a uma triagem que verificará se ele se enquadra nos requisitos legais do superendividamento.

O consumidor considerado superendividado será agendado para um atendimento presencial na sede do Procon-JP, localizada na Av. Dom Pedro I, 473, Centro, para a apresentação da documentação necessária à abertura de um procedimento administrativo. Após isso, será agendada uma mesa de negociação com a presença dos credores, com o Procon-JP intermediando um acordo.

Superendividamento

Rougger Guerra esclarece que está em situação de superendividamento aquela pessoa que contraiu a dívida de forma impulsiva ou mesmo imprevidente, já que não fiscalizou os próprios gastos, mas agiu sem malícia, sem a intenção de dolo, ou ainda, aquele que está com débitos devido a fatores externos como desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, necessidade emergencial de empréstimo, redução salarial etc.

“Quem se enquadra nessa situação e tiver a intenção de negociar e quitar suas dívidas, deve nos procurar”.

Atendimentos ‘Procon-JP Negocia’

Whatsapp: (83) 98665-0179