24.1 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
21.5 C
Brasília

Porto de Cabedelo inicia operação pioneira em parceria com empresa estrangeira

A previsão é que cerca de 185 operários atuem neste trabalho de exportação da carga e outros 135 façam o apoio à movimentação.

O Porto de Cabedelo começou, neste domingo (28), uma operação pioneira de exportação de petcoke, em parceria com a arrendatária Oxbow Brasil Energia. Nesta primeira movimentação, o Porto irá exportar 20 mil toneladas do produto.

A parceria seguirá por dois anos, período em que pelo menos 350 mil toneladas de petcoke devem ser exportadas pelo Porto de Cabedelo. O produto chega da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e segue para os Estados Unidos por meio do Porto de Cabedelo.

Leia Também

Com isso, as operações de importação de petcoke que já estão programadas para 2021 estão mantidas, com um volume estimado de 280 mil toneladas. No entanto, com a nova operação, o granel sólido vai ultrapassar a marca de 600 mil toneladas por ano, consolidando essa movimentação de cargas no Porto de Cabedelo.

“A conclusão dessa negociação, que contou com o fundamental apoio do governo do estado, vai colocar o porto de Cabedelo em um novo patamar de movimentação anual de carga, podendo ultrapassar a marca histórica de toneladas movimentadas”, informou Gilmara Temóteo, diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba.

Primeira exportação

O navio graneleiro Global Effort atracou no Porto de Cabedelo neste domingo (28), para exportar 20 mil toneladas de petcoke, sendo essa a primeira exportação da empresa Oxbow no Porto de Cabedelo. A embarcação deve passar, pelo menos, 96 horas até que a operação seja concluída pela Marlog, o operador portuário da movimentação. A agência marítima responsável pela operação é a Heytor Gusmão.

A previsão é que cerca de 185 operários atuem neste trabalho de exportação da carga e outros 135 façam o apoio à movimentação.

O navio Global Effort foi fabricado em 2014 e apresenta 178 metros de comprimento, 28,60 metros de largura e 44,80 metros de altura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde morava em Cabedelo. A informação...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#