João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.97ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5563
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
Prática de atividade física é incentivada pela Prefeitura de João Pessoa
11/04/2021 / 17:43
Compartilhe:

 

A atividade física e uma boa alimentação contribuem para prevenir as doenças na terceira idade. Por isso, a Prefeitura de João Pessoa mantém o programa João Pessoa Vida Saudável, que tem garantido assistência em saúde com orientações nutricionais e tem promovido a prática de atividade física, tudo de forma remota. As aulas virtuais acontecem de segunda a sexta-feira no Instagram @jpvs_jp.

Os cuidados com a boa alimentação neste período onde as pessoas ficam mais tempo em casa devem ser redobrados. Por isso é importante ingerir alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, pois são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações da Covid-19, como diabetes, hipertensão e obesidade.

A atividade física, além de ajudar a manter o peso em níveis adequados, também regula os níveis de colesterol no sangue e melhora a saúde do coração, diminuindo o risco de infarto. A prática regular da atividade física associada a uma alimentação saudável faz com que a pessoa desenvolva uma melhor qualidade de vida.

“Os idosos que têm o hábito de fazer exercício físico diariamente sentem os benefícios da atividade que vão além da mobilização de gordura corporal, pois ajudam a regular as taxas bioquímicas, como o colesterol, a glicose e os triglicerídeos. São essas taxas que influenciam para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão arterial, doenças coronarianas, AVC, depressão, alguns tipos de câncer, problemas osteoarticulares, entre outros”, explicou a coordenadora do João Pessoa Vida Saudável (JPVS), Ellen Correia.

Horários – As atividades podem ser acompanhadas nos horários das 7h30 e das 17h30, de segunda a quinta-feira. Já na sexta-feira acontece apenas às 7h30. Todas as semanas, os usuários do programa encontram nas aulas orientação e muita atividade de dança, ginástica, circuito e treinamento funcional.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde.