João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 24.64ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.0938
Dólar 5.789
Peso 0.0058
Yuan 0.7997
Prefeitura de João Pessoa veta projeto de lei que proíbe crianças em paradas LGBTQIA+
08/12/2023 / 07:48
Compartilhe:

O prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB) vetou, nesta quinta-feira (7/12), o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal proibindo a presença de crianças em “paradas gays e eventos similares” na capital. A matéria, de autoria do vereador Tarcísio Jardim (PP), havia sido aprovada no último dia 7 de novembro.

O parecer da Procuradoria-Geral da Município, seguido por Léo, se baseou no entendimento dos Ministérios Públicos Federal e Estadual da Paraíba, que recomendaram o veto à lei, considerando-a inconstitucional e discriminatória contra a população LGBTQIAPN+.

“Observamos que o presente projeto de Lei aponta censura a manifestação de cunho social e pacifico, fundado no pluralismo, no respeito as diferenças e no combate a discriminação”, cita o parecer da PGM.

“Em relação à inconstitucionalidade material, é importante consignar, inicialmente, que o presente projeto viola, frontalmente, o exercício ao direito fundamental da cidadania, fundamento da República Federativa do Brasil”, afirma trecho do veto, acrescentando que “a proibição imposta no projeto de lei afronta o direito de ir e vir das crianças consagrado na lei maior e no Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como o direito à manifestação”.

Com o veto, o projeto de lei retorna à Câmara para nova análise, onde a medida do prefeito em exercício pode ser derrubada ou mantida pelos vereadores.