João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.97ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.8882
Dólar 5.4714
Peso 0.006
Yuan 0.7527
Prefeitura amplia para 300 testes diários para o diagnóstico da Covid-19 na Capital
11/05/2021 / 09:04
Compartilhe:

No mês de maio a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, deve ampliar a aplicação de testes do tipo RT-PCR/Swab, para diagnóstico da Covid-19, na população da Capital. A previsão é que sejam 300 exames por dia, ultrapassando a média dos meses anteriores. Este ano, já foram realizados 36.769 testes, que estão disponíveis em Centros de Testagem ou em uma das 30 Unidades de Saúde da Família (USFs) destinadas a esse atendimento na Capital.

A diretora da Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa, Alline Grisi, esclarece que a ampliação da quantidade de testes na Capital é mais um reforço nas medidas de prevenção à Covid-19, diante da possibilidade de “uma terceira onda da pandemia na cidade”.

No mês de março, foram aplicados 15.303 testes, quase o dobro dos meses anteriores. Do total de testes feitos em março, 6.864 (44,85%) apresentaram resultado positivo. “O número expressivo no mês de março foi por conta do momento de alta dos casos da Covid-19 na cidade”, explicou a diretora. Nos meses de janeiro, fevereiro e abril, foram realizados 7.844; 6.878 e 6.744, respectivamente.

O teste, que é fundamental para interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, será aplicado principalmente nos bairros mais populosos da cidade como Mangabeira, Valentina de Figueiredo e Cruz das Armas. Segundo Alline Grisi, os testes voltarão a ser realizados nos Centros de Testagem para alcançar um maior número de pessoas. Os demais exames continuarão sendo disponibilizados na Rede Municipal de Saúde.

De acordo com o levantamento da Vigilância Sanitária, os testes foram aplicados nos hospitais municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Saúde da Família (USF), Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep), drive thru, Centros de Testagem, entre outros. A maior procura pelos testes foi nas UPAs (11.421) e USFs (11.365).

Atendimento – Ao se dirigir a uma das Unidades de Saúde com suspeita de contágio pela Covid-19, o usuário passa por uma triagem para definir o tipo de teste a ser realizado – o teste rápido ou RT-PCR/Swab – e, posteriormente, passa pelo atendimento médico.

“Nosso objetivo continua sendo conter o avanço da doença na cidade e evitar as aglomerações nas UPAs, pois essas unidades estão destinadas ao tratamento especializado de infecção pelo novo coronavirus”, explica Rayanna Coelho, Diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os testes da Covid-19 podem ser realizados entre 7h30 e 16h. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. O atendimento acontecerá por ordem de chegada e com o respeito ao distanciamento, de aproximadamente dois metros, entre as pessoas.