João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.33ºC
IBOVESPA 124485.6
Euro 5.5348
Dólar 5.1616
Peso 0.0059
Yuan 0.7131
Prefeitura de João Pessoa realiza ações de prevenção ao câncer de mama
08/04/2021 / 16:15
Compartilhe:

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 625 mil novos casos de câncer neste ano no Brasil, entre os quais, 66 mil de mama. Neste 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Prefeitura de João Pessoa destaca a ampliação da rede de apoio a pacientes oncológicos e do acesso das mulheres residentes na Capital a exames de diagnósticos, por meio do Plano de Rastreamento Mamográfico.

“O planejamento e a visão em relação ao paciente oncológico tem tido apoio e espaços efetivos na gestão do prefeito Cícero Lucena, viabilizando a criação de uma estrutura de acolhimento e tratamento”, afirma a coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Joana Barros, destacando a reestruturação do Hospital Santa Isabel para operar como Centro de Referência em Mastologia.

A coordenadora ainda destaca o Plano de Rastreamento Mamográfico, lançado mês passado pelo prefeito, com o objetivo de sensibilizar mulheres acima de 40 anos a realizarem o exame, além de facilitar o acesso e ampliar a oferta na rede municipal de saúde.

“Dentro do planejamento do combate ao câncer de uma forma geral, estamos estruturando o rastreamento mamográfico, com a aquisição de mamógrafos que serão implantados em João Pessoa, e elaborando banco de dados para que as pessoenses tenham acesso ágil e organizado aos exames”, explica Joana Barros.

A meta é que o agendamento obedeça ao calendário de aniversário das mulheres, evitando a explosão de demandas em datas específicas – normalmente em março, mês das mulheres, e em outubro, o mês da campanha nacional de prevenção do câncer de mama. A coordenadora informa que, além da mamografia, as pessoenses também serão submetidas a protocolos preventivos dos tumores do colo do útero.

Prevenir é preciso – A partir dos 40 anos, a mulher precisa realizar a mamografia anualmente como forma de prevenção ao câncer de mama. O exame é oferecido gratuitamente na rede de saúde da Capital.

Para ter acesso ao serviço, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima. Após ser atendida por um médico ou enfermeiro, o profissional preencherá uma requisição para o exame, que poderá ser enviado aos locais onde o exame pode ser realizado pela própria UBS ou pelo paciente. Atualmente, a mamografia pode ser realizada nos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo.