26.1 C
João Pessoa
23.8 C
Campina Grande
19.5 C
Brasília

Prefeitura de JP oferece serviço de prevenção e tratamento para obesidade

A obesidade é fator de risco para doenças crônicas e eleva riscos para complicações da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde define como obesidade o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde de uma pessoa podendo levá-la a desenvolver várias doenças. Mas quem sofre com excesso de peso pode buscar ajuda na rede municipal de saúde de João Pessoa, que tem serviços que auxiliam na prevenção e no tratamento da obesidade.

“A obesidade é fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, cardiovasculares, alguns tipos de câncer, doenças musculoesqueléticas e eleva riscos para complicações da Covid-19”, alerta a coordenadora da Área Técnica de Doenças Crônicas da Prefeitura de João Pessoa, Ana de Lourdes de Souza.

Leia Também

A profissional explica que a linha de cuidado de sobrepeso e obesidade pela rede pública de saúde começa já no atendimento na atenção primária, com acolhida desse indivíduo por uma das 203 equipes de saúde da família (ESF). “O cuidado é iniciado com a oferta de avaliação clínica, laboratorial, terapia com práticas integrativas, encaminhamento para atividades físicas em academias de saúde ou com o projeto João Pessoa Vida Saudável e atividades com a equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)”, detalha a coordenadora.

Para os pacientes que apresentam comorbidades é disponibilizado também atendimento médico especializado com endocrinologistas, cardiologistas, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas. Estes atendimentos são agendados pela central de regulação do município.

Ana de Lourdes de Souza detalha que a obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento do peso corporal – é considerado obeso o indivíduo com índice de massa corporal (IMC) acima de 30kg/m². Segundo o caderno de atenção básica nº38 do Ministério da Saúde, os indivíduos que apresentam IMC de 25kg/m² a 29,9kg/ m² apresentam sobrepeso e já requerem atenção especial.

“No município de João Pessoa, orientamos os profissionais das equipes de saúde da família para acolherem estas pessoas o mais precoce possível, ofertando ações que promovam modos de vida saudáveis, buscando manutenção ou a recuperação do peso saudável”, explica Ana de Lourdes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde morava em Cabedelo. A informação...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#