João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.53ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1043
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
Ricardo aciona Justiça para barrar divulgação de pesquisa eleitoral encomendada pela RecordTV
16/08/2022 / 11:21
Compartilhe:

Candidato do PT ao Senado na Paraíba, o ex-governador Ricardo Coutinho entrou com um pedido de liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) para impugnar e impedir a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto realizada pela empresa Real Big Data, encomendada pela Rede Record de Televisão, prevista para ser tornada pública nesta quarta (17).

Na ação, os advogados de Coutinho argumentam que a pesquisa – para governador e senador da Paraíba – não incluiu o nome do petista na lista de candidatos apresentada ao eleitor, mesmo após a homologação das convenções partidárias e do registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), “em clara violação ao disposto no art. 3º da Resolução 23. 600 do TSE”.

Imagem: Reprodução

“Portanto, a divulgação de pesquisa eleitoral sem a inclusão do nome do ora Representante, após a realização das convenções partidárias que o escolheram como legítimo candidato ao cargo de Senador — e mesmo após o protocolo de seu pedido de registro de candidatura — deve ser coibido por esta justiça especializada, especialmente para que não se permitam condições dispares na concorrência entre os candidatos escolhidos pelos partidos políticos ou se criem determinados estados mentais nos eleitores sobre a efetiva participação de determinado candidato nas eleições que se avizinham”, diz trecho da petição.

Além da proibição de veiculação, a defesa do ex-governador também espera que, no mérito, seja julgada procedente a representação “para determinar a exclusão da pesquisa impugnada, com a subsequente realização de uma nova, mediante a inclusão do nome de todos os candidatos cujo pedido de registro tenha sido requerido”.

Confira na íntegra o pedido de liminar