23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
19.5 C
Brasília

Robô de entregas é o mais novo funcionário de hotel na China

“O serviço de quarto normalmente é realizado por funcionários com outras atribuições. Portanto, um robô para entregas desse tipo representa um alívio para o restante dos funcionários do hotel e não ameaça o emprego de ninguém, além de ser um ótimo atrativo para os hóspedes”

A gigante chinesa no ramo da tecnologia Alibaba criou um robô especialmente para a indústria hoteleira. Apelidado de “space egg”, (ou ovo espacial, do inglês) por conta do seu formato, o robô tem a função de um order taker – funcionário responsável por realizar entregas de serviço de quarto.

O pequeno “ovo” possui um metro de altura e anda pelo hotel a uma velocidade de um metro por segundo. Ao andar, o robô projeta um laser diretamente no chão, indicando a direção que está seguindo. Sensores inteligentes impedem que ele colida com pessoas, ou objetos, mesmo que em movimento.

Leia Também

Projetado para levar pratos, bebidas, toalhas ou qualquer outro item requisitado pelo serviço de quarto, o robô ainda pode interagir com as pessoas ao longo do caminho, indicado informações como previsão de tempo e as horas, quando perguntado.

O robô é incrivelmente independente e vai além de um simples delivery boy. Quando o hóspede faz um pedido para a cozinha, por exemplo, o robô chega a conferir o prato antes de leva-lo ao requerente. Após pegar a encomenda, o robô transita sozinho pelo hotel e inclusive chama o elevador para se locomover dentro das instalações. Assim que chega na porta do hóspede, envia um sinal para a TV do quarto avisando de sua chegada.

O robô começará a funcionar em um hotel cinco estrelas localizado na cidade de Hangzhou, na China, ainda este ano. Embora pouco conhecida pelo público, a empresa chinesa responsável pela invenção do robô é uma das maiores corporações de comércio eletrônico do mundo: suas vendas on-line em 2015 foram maiores que as do Walmart, Amazon e eBay juntos.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, a proposta do robô é interessante, pois não substitui os serviços de um funcionário. “O serviço de quarto normalmente é realizado por funcionários com outras atribuições. Portanto, um robô para entregas desse tipo representa um alívio para o restante dos funcionários do hotel e não ameaça o emprego de ninguém, além de ser um ótimo atrativo para os hóspedes”.

Veja seu funcionamento aqui:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#