João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.53ºC
IBOVESPA 125333.89
Euro 5.5066
Dólar 5.1846
Peso 0.006
Yuan 0.7162
Sedurb cria plano de contingência e afasta risco de colapso em cemitérios
02/04/2021 / 13:01
Compartilhe:

Com agilidade e planejamento, desde o início deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem monitorando de maneira intensificada a situação dos cemitérios públicos de João Pessoa. A pasta criou um gabinete de monitoramento permanente desses espaços, que realiza relatórios diários dos quantitativos de vagas e projeções para os meses seguintes. O trabalho faz parte do plano de contingenciamento da secretaria no que diz respeito às vítimas da Covid-19 e tem assegurado a plena realização de sepultamentos na rede pública.

De acordo com o relatório do referido gabinete, o mês de março encerrou com 311 sepultamentos de vítimas da doença, atendendo todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde no que compete à prevenção da Covid.

“Conseguimos agir rápido e evitar esse colapso na nossa rede de cemitérios. Esses locais passaram muito tempo sem administração efetiva, que realizasse o monitoramento de jazigos num cenário de pandemia. Estamos atendendo a demanda com as vagas que possuímos e, pensando a longo prazo, caso seja necessário, temos um plano de vagas extras em execução, mas que felizmente, e graças ao nosso planejamento, ainda não precisaram ser utilizadas”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Além de reforçar todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) de coveiros e demais funcionários que trabalham nos cemitérios da cidade, a Sedurb tem promovido capacitação constante junto a esses servidores, como forma de orientação ao cumprimento dos protocolos necessários. A pasta também contratou novos servidores, para reforçar o efetivo que atua nesses locais e intensificou as ações de manutenção e zeladoria nos cemitérios.

Em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), serviços de poda, limpeza, reparos estruturais, pintura e manutenção, têm ocorrido diariamente nos cemitérios. “Apesar dos protocolos para sepultamentos exigirem que as cerimônias ocorram de maneira mais rápida, a gente sabe que a limpeza e o zelo desses espaços são fundamentais. Diante disso, colocamos nossas equipes atuando nos cemitérios todos os dias, como forma de evitar o sucateamento desses locais, que passaram bastante tempo sem receber o devido cuidado”, reiterou o secretário.

Informatização dos cemitérios – A Sedurb está implantando em prazo recorde o sistema de informatização dos cemitérios públicos de João Pessoa. O serviço, inédito na administração pública da cidade, além de proporcionar uma maior agilidade no atendimento à população, vai garantir um monitoramento ainda mais eficaz do controle de vagas nesses locais. “Estamos num estágio avançado de implantação e ainda neste mês de abril vamos dar início à informatização dos nossos cemitérios. É um trabalho minucioso e que vai assegurar ainda mais a plena administração desses espaços”, frisou o secretário.