26.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
19.5 C
Brasília

Sedurb cria plano de contingência e afasta risco de colapso em cemitérios

De acordo com relatório do gabinete, o mês de março encerrou com 311 sepultamentos de vítimas da Covid-19

Com agilidade e planejamento, desde o início deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem monitorando de maneira intensificada a situação dos cemitérios públicos de João Pessoa. A pasta criou um gabinete de monitoramento permanente desses espaços, que realiza relatórios diários dos quantitativos de vagas e projeções para os meses seguintes. O trabalho faz parte do plano de contingenciamento da secretaria no que diz respeito às vítimas da Covid-19 e tem assegurado a plena realização de sepultamentos na rede pública.

De acordo com o relatório do referido gabinete, o mês de março encerrou com 311 sepultamentos de vítimas da doença, atendendo todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde no que compete à prevenção da Covid.

Leia Também

“Conseguimos agir rápido e evitar esse colapso na nossa rede de cemitérios. Esses locais passaram muito tempo sem administração efetiva, que realizasse o monitoramento de jazigos num cenário de pandemia. Estamos atendendo a demanda com as vagas que possuímos e, pensando a longo prazo, caso seja necessário, temos um plano de vagas extras em execução, mas que felizmente, e graças ao nosso planejamento, ainda não precisaram ser utilizadas”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Além de reforçar todos os equipamentos de proteção individuais (EPIs) de coveiros e demais funcionários que trabalham nos cemitérios da cidade, a Sedurb tem promovido capacitação constante junto a esses servidores, como forma de orientação ao cumprimento dos protocolos necessários. A pasta também contratou novos servidores, para reforçar o efetivo que atua nesses locais e intensificou as ações de manutenção e zeladoria nos cemitérios.

Em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), serviços de poda, limpeza, reparos estruturais, pintura e manutenção, têm ocorrido diariamente nos cemitérios. “Apesar dos protocolos para sepultamentos exigirem que as cerimônias ocorram de maneira mais rápida, a gente sabe que a limpeza e o zelo desses espaços são fundamentais. Diante disso, colocamos nossas equipes atuando nos cemitérios todos os dias, como forma de evitar o sucateamento desses locais, que passaram bastante tempo sem receber o devido cuidado”, reiterou o secretário.

Informatização dos cemitérios – A Sedurb está implantando em prazo recorde o sistema de informatização dos cemitérios públicos de João Pessoa. O serviço, inédito na administração pública da cidade, além de proporcionar uma maior agilidade no atendimento à população, vai garantir um monitoramento ainda mais eficaz do controle de vagas nesses locais. “Estamos num estágio avançado de implantação e ainda neste mês de abril vamos dar início à informatização dos nossos cemitérios. É um trabalho minucioso e que vai assegurar ainda mais a plena administração desses espaços”, frisou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#