João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 20.54ºC
IBOVESPA 119630.44
Euro 5.7882
Dólar 5.441
Peso 0.006
Yuan 0.7499
Sindalcool-PB diz que reoneração sobre combustível fóssil incentivará abastecimento com etanol na Paraíba
07/03/2023 / 08:42
Compartilhe:

O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), que representa as usinas de açúcar e etanol no estado, considerou positiva a reoneração de tributos federais sobre a gasolina. De acordo com o Sindalcool-PB, a medida também incentivará o abastecimento com o biocombustível etanol na Paraíba.

“A decisão anunciada na MP 1167, do governo Lula, contribui para reduzir as incertezas na economia e reafirma a opção pela mobilidade sustentável com o etanol. As usinas da Paraíba aprovam a volta dos impostos federais de R$0,47 sobre a gasolina, porque é constitucional, e incentivará o abastecimento com etanol. Com o maior consumo do etanol, deverá haver redução de doenças respiratórias e menores custos na saúde, pois o etanol é um biocombustível limpo e renovável”, disse o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

O Sindalcool-PB considera que o aumento de imposto sobre o combustível fóssil deve trazer menor incerteza nas usinas e mais empregos para a próxima safra porque corrige as distorções na economia popular. Segundo dados do Caged (2020), o setor gera 20 mil empregos diretos no estado.

Em relação às alíquotas estaduais, o setor acredita que o Governo do Estado da Paraíba também quer reduzir as emissões e incentivar o uso do etanol.

Para o Sindalcool-PB, a valorização do etanol e dos biocombustíveis é um avanço na economia circular para o melhor aproveitamento da energia renovável e sem resíduos.