João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.48ºC
IBOVESPA 121802.06
Euro 5.7452
Dólar 5.2905
Peso 0.0059
Yuan 0.73
UFCG abre mais de 3 mil vagas em processos seletivos de entradas derivadas e ingresso de graduado
23/10/2023 / 08:05
Compartilhe:

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), abriu as inscrições dos processos seletivos para Entradas Derivadas (PSED) e para Ingresso de Graduado (PSIG) 2023.2. O prazo segue até o dia 8 de novembro, de forma online.

Por meio do edital para Entradas Derivadas, são ofertadas 2.492 vagas no total, distribuídas entre 74 cursos de graduação, nas seguintes formas de ingresso: Transferência Voluntária (685 vagas), Reingresso (757 vagas) e Reopção (725 vagas para Reopção de Curso e 325 vagas para Reopção de Turno). Já por meio do edital para Ingresso de Graduado, são oferecidas 683 vagas em 70 cursos.

As inscrições estão disponíveis até às 23h59min do dia 8 de novembro, através do preenchimento do formulário online no site da Comprov. A taxa, que deve ser paga somente para os candidatos à modalidade de Transferência Voluntária e ao Ingresso de Graduado, custa R$ 75. O prazo para solicitação de isenção segue até às 23h59min do dia 27 de outubro.

O resultado final dos classificados na 1ª chamada em ambas as seleções será publicado no dia 16 de novembro. O envio da documentação para cadastramento acontecerá de 16 de novembro até às 23h59min do dia 20 de novembro. A 2ª chamada está prevista para ser publicada no dia 27 de novembro, com o envio da documentação necessária para o cadastramento de 27 a 28 de novembro.

A matrícula em disciplinas ocorrerá no dia 4 de dezembro, junto às coordenações de curso. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. As aulas estão previstas para iniciar no dia 1° de fevereiro de 2024, conforme o calendário acadêmico 2023.2, publicado pela Pó-Reitoria de Ensino (PRE).

Confira os editais:

PSED 2023.2
PSIG 2023.2

Formas de ingresso

Transferência voluntária

Destinada a estudantes vinculados em cursos de graduação presenciais de outras Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas nacionais, que desejem continuar seus estudos no mesmo curso, ou em curso afim, na UFCG. Os candidatos a esta modalidade deverão, no ato da inscrição, informar o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo válidos os exames realizados entre os anos de 2018 a 2022; e anexar o Histórico Escolar atualizado do curso superior que está sendo realizado na IES de origem. Entre outros requisitos para inscrição na modalidade, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em curso da mesma área de conhecimento na instituição de origem. As áreas pertencentes a cada curso constam no edital.

Reingresso e Reopção

A forma de Reingresso é destinada a alunos desvinculados de curso de graduação da UFCG que tenham perdido o vínculo por situação de abandono no mesmo curso ou por solicitação voluntária. Já a forma de Reopção (de curso e de turno) é voltada para alunos regularmente matriculados em curso de graduação da UFCG. Para os candidatos a essas duas modalidades, não é necessário anexar documentos na inscrição online, uma vez que utilizarão o número de matrícula referente ao seu vínculo com a UFCG e farão a inscrição pelo Portal de Sistemas Integrados da UFCG (PSI), desde que atendam aos requisitos dispostos no edital. Na Reopção de Curso, o candidato deverá solicitar o ingresso em curso da mesma área de conhecimento. Já na modalidade Reopção de Turno, a solicitação deverá ser para curso de mesma denominação em outro turno do mesmo Centro. Na Reopção, só é possível participação de candidato que tiver tido acesso ao curso em que está vinculado por meio do SiSU ou processo seletivo vestibular.

Ingresso de graduado

Voltado para candidatos que tenham concluído curso superior presencial de tecnologia, de licenciatura ou de bacharelado na mesma área do conhecimento de curso superior previsto no edital. No caso de instituição estrangeira de ensino superior, a mesma deve ser reconhecida pelo órgão competente do governo no país de origem. A seleção será feita por meio do histórico escolar do candidato enviado no processo de inscrição.